Dança

Ballet para adultos: é sempre possível começar

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

Ballet para adultos existe? Dá tempo de começar mesmo já tendo mais de 20, 30 ou 40 anos e sem nunca ter tido nenhuma experiência com dança, a não ser nos sonhos de infância de ser bailarina? A resposta é: sim. A idade pode dificultar, mas não impede a realização deste sonho.

 

ballet para adultos

Fortalecimento muscular e flexibilidade podem ser conquistas de qualquer idade. Foto: iStock, Getty Images

Arte musical e dança de interpretação muscular, o ballet clássico permite a iniciação na fase adulta, mesmo não tendo nenhuma experiência na infância. Isso está comprovado pelo sucesso das academias de ballet para adultos, que se multiplicam pelo país.

 

 

Ballet para adultos e o trabalho muscular

 

O trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade, flexibilidade que se realiza com a prática do ballet é diário. É possível que muitos garantam que deve ter a iniciação quando criança, que é a fase em que o corpo ainda não tem os padrões posturais, encurtamentos, rigidez. Na infância, ele ainda está moldável e maleável.

Já na prática do ballet para adultos, se exige um pouco mais de esforço e persistência, já que com a idade, temos padrões posturais, posturas emocionais, deformidades ósseas, encurtamentos, e algumas vezes doenças articulares e ósseas. Resumindo: Fica difícil, mas não é impossível, pelo contrário, é recomendável.

Primeiros passos do ballet para adultos

 

Mesmo quem nunca praticou nenhum tipo de dança, em momento nenhum da vida, pode começar do zero. Esta é a primeira constatação que você deve fazer se está disposta a realizar o seu sonho e encarar o ballet para adultos.

Os ganhos para a coordenação motora são rápidos, independente da idade. Outros benefícios são: a evolução da força, a agilidade, o alongamento, o equilíbrio e a noção espacial, além, é claro, do sentimento de superação e conquista e do aguçamento da sensibilidade musical com o enriquecimento cultural.

Além disso, a dança é capaz de promover naturalmente um relaxamento e facilitar o processo de emagrecimento. Gostou? Mas não é só isso. Também exercita a memória, uma vez que a bailarina precisa decorar sequências e ficar atenta à ordem dos movimentos.

Mais benefícios

 

E os benefícios não param por aí. A iniciação do ballet para adultos, que pode dar uma nova interpretação muscular ao seu corpo, ainda ameniza possíveis problemas e até mesmo resgata um corpo mais saudável.

Além disso, quem chega a uma academia para praticar o ballet para adultos tem a vantagem de ter maior consciência corporal, mais facilidade em se concentrar e se descobrir, e o principal, está ali porque quer, ao contrário das crianças, que são levadas às escolas por suas mães, mesmo contra a vontade.

As transformações

 

Depois de um tempo de trabalho na interpretação muscular, é nítida a transformação dos corpos dos adultos que iniciam no ballet. Com o passar do tempo, vão ficando mais alongados, fortalecidos, com a musculatura mais definida, com maior tonicidade.

Isso demonstra que os que partem para a prática do ballet para adultos podem não ter o futuro em uma academia Bolshoi, mas com certeza os benefícios para a saúde, são visíveis. Então não se deve avaliar se é cedo ou tarde para iniciar, mas o quanto isso vai lhe beneficiar.