Motivação

Veja como viver bem com o exercício da paciência

Por Redação Doutíssima 05/03/2015

A paciência é uma das virtudes que mais nos aproximam do bem-estar e da manutenção da saúde. Por meio dela é possível aprender como viver bem. Numa atitude impensada pela falta de paciência, poderemos agir de forma a nos arrependermos mais tarde. Por isso trouxemos algumas dicas de como viver bem exercitando a paciência. Coloque-as em prática e nada mais vai abalar sua calma.

 

Como viver bem em 7 passos

1. Desviando o foco

Se a pessoa impaciente concentra sua energia em algo que a incomoda, desviar o foco, dispersando a atenção a outros pensamentos acabam chegando a sentimentos que substituem o da irritabilidade. Neste caso a distração serve como relaxamento, que reequilibra a frequência cardíaca e as emoções.

 

como viver bem

Sendo paciente você vai ter mais saúde e mais energia para aproveitar o que a vida tem de melhor. Foto: iStock, Getty Images

 

2. A respiração

Entre as regras de como viver bem, talvez a respiração seja a mais abrangente. A respiração prolongada e consciente devolve ao corpo o estado de relaxamento, melhorando reações de estresse e tensão. Sob estresse, agimos sem reflexão e isso não é nada bom. A boa respiração é parceira da paciência.

3. A compreensão

As chances de praticar uma injustiça, uma incorreção ou um erro durante uma crise de impaciência são enormes. Este tipo de atitude pode não ter mais conserto, ou ser muito doloroso de se corrigir. Colocar-se no lugar do outro permite um exercício de compreensão das dificuldades e necessidades alheias.

4. A alimentação

Como viver bem inclui também uma alimentação balanceada e com a quantidade diária necessária de energia para garantir o bom funcionamento cerebral. Especialistas sugerem cuidados com alimentos como chocolate, açúcar e álcool, que a curto prazo parecem provocar uma reação positiva, entretanto, apenas aumentam a ansiedade.

5. O exercício diário

É fundamental porque libera endorfina, hormônio do relaxamento e prazer, e de quebra, indiretamente, da paciência. Quem se exercita diariamente tem mais chances de trabalhar a respiração e relaxar a mente, assim a paciência se torna não apenas um momento, mas um estado de ser.

6. O planejamento

É um ótimo aliado para o exercício da paciência. Tente eleger prioridades, definir o que é obrigatório e precisa ser feito e suas vontades pessoais. A partir daí, organize sua agenda por ordem de obrigatoriedade.  Evite o acúmulo de festas e tarefas se quer aprender como viver bem.

7. Pausas

Em alguns momentos ao longo do dia, permita-se um momento de pausa e relaxamento. A cada uma ou duas horas de trabalho, faça algo para acalmar o cérebro, sugerem os especialistas. Crie o hábito de dar um tempo para você estique as pernas, tome água e olhe pela janela.

8. O lixo para fora

Por fim, um dos exercícios mais complicados e mais efetivamente positivos quando se busca a paciência e quando se busca como viver bem. Colocar as emoções para fora, com desabafos no momento certo e com a pessoa certa, verbalizando as angústias para aliviar o coração, são necessários, para buscar não só alguém que nos ouça, mas um apoio quando precisamos.

Cultive a paciência, exercite atitudes relaxantes e você vai se surpreender quando tiver que passar pela próxima situação indesejada na sua vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!