Estética

Entenda como funciona o botox

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Todos sabem que ele é uma das melhores técnicas para driblar os sinais do envelhecimento, mas a verdade é que poucos conhecem como funciona o botox. A toxina botulínica do tipo A, que é a utilizada para fins estéticos, é um método eficaz para desaparecer com rugas e outros sinais do avanço da idade.

 

Como funciona o botox e sua substância

 

O processo do botox paralisa parcialmente os músculos e, assim, elimina as rugas de expressão.  Porém, antes de recorrer a uma técnica estética, ainda que ela seja muito comentada e utilizada por celebridades, por exemplo, é importante conhecer como ela funciona.

 

Se você quer saber como funciona o botox, confira abaixo as respostas para algumas das dúvidas mais recorrentes.

 

como funciona o botox

Técnica que usa toxina botulínica ajuda a remover as rugas dinâmicas do rosto. Foto: iStock, Getty Images

 

1. Como funciona o botox a partir da toxina botulínica?

 

Para entender como funciona o botox, que em realidade é uma marca, é preciso conhecer a toxina botulínica tipo A, nome da substância utilizada no tratamento estético.

 

Trata-se de uma proteína que é produzida pela Clostridyum Botulinum, bactéria da família das anaeróbias. Em determinadas situações e ambientes, essa bactéria é capaz de germinar e produzir essa proteína que revolucionou o mercado estético.

 

2. Como ocorreu a descoberta de que ela servia para fins estéticos?

 

O uso da toxina botulínica tipo A para fins estéticos foi descoberto já na década de 1970 pelo Dr. Alan Scott. O médico a utilizou com a finalidade de injetá-la em pacientes que sofriam de estrabismo.

 

Ele notou que, além de tratar a doença ocular, a substância era eficaz para eliminar as rugas dinâmicas que se encontram no rosto.

 

3. É possível usar o botox para todos os tipos de rugas?

 

Não. É possível usar a toxina botulínica apenas para as chamadas “rugas dinâmicas”. Com um teste bastante fácil, você consegue saber se as rugas que estão lhe incomodando podem ser tratadas com a substância.

 

Coloque-se frente a um espelho e relaxe a expressão do rosto. As rugas que você queria tirar desapareceram? Se não, lamentavelmente, o botox não é para você, porque essas são “rugas estáticas”.

 

Se quando você franze a expressão ou dá risadas é o momento que as rugas que incomodam aparecem, então o botox pode ser a solução para o seu caso.

 

Mas afinal, como funciona o botox?

 

A toxina botulínica serve para eliminar as rugas dinâmicas porque ela deixa inerte a ação de uma substância chamada acetilcolina, que é a responsável pela contração do músculo.

 

Aplicada na ruga dinâmica, o botox paralisa o músculo e, assim, quando você contrai o rosto, a ruga não irá ficar visível.

 

O produto só pode ser aplicado por médicos, e encontra-se em forma de pó branco, sendo aplicado junto com soro fisiológico através de microinjeções usando agulhas bastante finas.

 

Além de perguntar-se como funciona o botox, certamente você quer saber se o efeito é duradouro. A verdade é que, nas primeiras aplicações, você provavelmente terá que retornar ao médico em três ou quatro meses, mas depois que começar a usar o botox com alguma regularidade, conseguirá que o efeito dure por até seis meses.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!