Clínica Geral

Entenda os riscos do bisfenol para os bebês

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Você já parou para pensar que a mamadeira de plástico transparente contém bisfenol A (BPA)? Essa substância é tóxica e, ao oferecer ao seu filho o objeto, pode prejudicar a saúde dele.

 

A função dessa substância é deixar o plástico mais maleável e menos quebradiço, porém as consequências não são as melhores. Ela é apontada por especialistas como uma das possíveis causadoras de distúrbios hormonais e no sistema nervoso.

bisfenol

Prejuízo à memória e hiperatividade são prejuízos causados pela substância BPA. Foto: iStock, Getty Images

6 riscos que o bisfenol A traz para os bebês

 

Não apenas nas mamadeiras, mas o bisfenol A também está presente em chupetas, brinquedos de plástico, mordedores e potes. Antes de comprar qualquer produto fique atenta às indicações na embalagem.

 

No fundo delas, há números que indicam a quantidade da substância presente no produto. Os com número três e sete devem ser evitados, já o cinco não apresenta riscos de contaminação. Em alguns itens, já estão descritos no rótulo se o produto foi fabricado com BPA ou não.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em 2011 a fabricação de produtos plásticos com mais 0,6mg de bisfenol A.  Portanto, itens liberados pelo órgão são confiáveis.

 

Confira a seguir alguns riscos que a substância pode causar para o seu bebê:

1. Órgãos sexuais

Alteração na função e o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

2. Precocidade

Promoção da puberdade precoce.

3. Comportamento

Desenvolvimento de distúrbios de comportamento.

4. Concentração

Prejuízo à memória e à concentração.

5. Hiperatividade

Há ocorrência de hiperatividade.

6. Irritação

Irritabilidade frequente e sem explicação.

 

Atenção às alternativas de substituição do bisfenol A

 

Com a proibição do uso de BPA nas mamadeiras e outros produtos de plástico em 2011, as empresas procuraram novas alternativas. A principal delas foi o uso do bisfenol S (BPS), que aparentemente não traz riscos à saúde.

 

Contudo, recentemente a tese foi questionada. Um estudo divulgado pela Universidade de Calgary, no Canadá, apontou alterações cerebrais em peixes que foram expostos ao BPS.

 

Não há nada comprovado, mas talvez os efeitos causados pelo BPS para a saúde dos bebês sejam os mesmos provados pelo BPA.

 

Cuidados para evitar a contaminação por BPA

 

As substâncias tóxicas do bisfenol A são ativadas quando o plástico é exposto ao calor. Por conta disso, especialistas aconselham a higienização de mamadeiras apenas com água fria e sabão neutro ou de coco.

 

Outra medida importante é não ferver a mamadeira. O calor do fogo pode liberar as toxinas do BPA que ficarão misturadas ao leite e depois serão ingeridas pelo bebê. Uma alternativa é mamadeira de vidro, que pode ser fervida e é mais fácil de limpar.

 

Esquentar alimentos em potes plásticos no microondas também não é o ideal, mesmo ele sendo próprio para isso. Prefira aquecer a comida em potes, travessas ou pratos de vidro.

 

Congelar restos de alimentos, carnes e outros produtos dentro de potes plásticos também pode ser prejudicial. Isso porque as toxinas irão se misturar ao alimento no processo de congelamento.

 

Tomar os cuidados com o contato do bebê com o BPA é extremamente importante, principalmente antes dos três anos de idade. É nesse período que o cérebro da criança está em formação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!