Receitas

Gaspacho: conheça a alternativa em sopa fria

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Nessa época do ano onde o calor é intenso, comer alimentos muito pesados pode causar problemas na hora da digestão. Por isso o gaspacho pode ser uma ótima receita  para os dias quentes. O prato é uma iguaria da culinária espanhola, apesar de também ser muito comum em algumas partes de Portugal e do México.

 

gaspacho

Sopa fria da culinária espanhola é uma opção simples saborosa para dias quentes.Foto: iStock, Getty Images

 

Mas o que ela tem de diferente que se torna tão especial para os dias quentes? Esta receita é nada menos do que uma sopa fria, que pode ter inúmeras combinações, desde as mais suaves até as mais picantes. Fica ao gosto do freguês.

 

Tipos de gaspacho

 

A receita para a preparação do prato foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma refeição deliciosa, mas confortável para a classe camponesa durante os dias quentes de verão. É por isso que, durante anos, a única receita de gaspacho, ou sopa fria espanhola, encontrada é a que possui tomate como base.

 

Hoje em dia, porém, é possível encontrar as mais diferentes combinações, muitas vezes com amêndoas, uva e melão. Para simplificar, este prato espanhol pode ser visto como uma salada em forma líquida, o que significa que é um dos pratos mais fáceis de fazer. Tudo que você precisa é de um liquidificador e os seus ingredientes favoritos.

 

Entrada ou prato principal?

 

Se você vai receber alguns amigos e quer algo fácil e que agrade a todos, você pode incluir uma receita de gaspacho no menu da noite.

Você pode usar a receita como uma entrada, ao lado do prato principal, ou como parte de uma combinação de pratos de diferentes partes do mundo.

 

Além disso, é uma ótima opção para quando você quer uma refeição saborosa e rápida para a família ou está querendo perder peso, e busca alternativas saudáveis e saborosas.

 

Como servir gaspacho

 

Outro ponto importante sobre esta receita é a forma de servir, já que existem alguns segredinhos para que este prato simples realmente possa surpreender.

 

Primeiro é a temperatura. O gaspacho deve ser servido frio, mas isso não quer dizer congelante, por isso, deve ser agradável ao paladar também para não modificar o sabor dos alimentos.

 

A escolha do recipiente em que se vai servir gaspacho influencia não só na apresentação do prato, mas também no nível de temperatura e sabor. Por isso, você pode servir em um copo, bem como em um prato de sopa, ou como na receita tradicional, em uma panela de barro.

 

Confira a seguir uma receita desse prato da culinária espanhola:

 

Ingredientes:

 

3 tomates, sem miolo e picados grosseiramente

 

1 pepino sem sementes, descascado e picado grosseiramente

 

2 pimentões vermelhos, picados grosseiramente

 

1 pimenta vermelha, sem sementes e picada grosseiramente

 

¼ xícara de xerez

 

⅓  xícara de azeite extravirgem

 

Sal e pimenta moída na hora

 

Modo de Preparo:

 

Combine todos os ingredientes em uma tigela grande e leve à geladeira durante algumas horas. Em um liquidificador, faça um purê de legumes até ficar homogêneo.

 

Coe a sopa e tempere com sal e pimenta e sirva. Se você quiser, pode adicionar alguns pedaços pequenos de tomate, pepino ou pimentão, além de servir com alguns croutons.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!