[the_ad_group id="16401"]
Esporte

Pilates para crianças: a hora certa de começar

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Em um cotidiano repleto de novas tecnologias, o pilates para crianças é uma alternativa para os pais conseguirem diminuir o uso do tablet, computadores, smartphones e tantos outros objetos eletrônicos. Além disso, a prática do pilates ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar a concentração e a consciência corporal dos pequenos.

 

pilates para criancas

Praticar pilates pode ajudar a melhorar a postura e a concentração de crianças. Foto: iStock, Getty Images

 

Bom, você pode até estar de queixo caído com a afirmação, e pensado: “pobres baixinhos, será que esta não é uma atividade puxada demais para meu filho?”. Não. Basta você olhar para os lados e ver o resultado dos adultos desta geração que não brinca mais de pique-esconde, pega-pega, não joga bola na rua, e de quebra ainda carrega mochilas pesadíssimas.

 

Além do mais, as crianças de hoje têm tantas atividades em suas agendas que, além de não terem tempo para brincar (o que seria o exercício natural dos pequenos), ainda passam por situações de estresse, em função desse corre-corre nada divertido. É aí que entra este estímulo divertido que a prática do pilates para crianças.

 

De acordo com especialistas, o pilates para crianças é uma forma de prevenção postural bastante eficiente, e ainda fortalece a musculatura para suportar o peso da mochila, estimula o equilíbrio. Além do mais introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para colocar para fora a energia típica da idade.

 

Os exercícios de pilates para crianças são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira. O pilates é feito no chão, com bolas coloridas e elásticos, e com estes elementos são trabalhados intensamente o equilíbrio e a concentração.

 

Pilates para criança: existe idade ideal?

 

Segundo especialistas, o pilates já pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade. Apenas é preciso observar que seja em turmas específicas de acordo com a idade. Este exercício tem sido muito procurado por pais que buscam prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais dos seus filhos.

 

Não há contraindicação para a prática, o importante é respeitar as limitações de cada um. Os especialistas também sugerem que as crianças mais novas façam um esporte associado ao pilates.

 

Benefícios do pilates para crianças

 

O pilates para crianças trabalha de uma forma muito forte a consciência corporal, uma vez que não é possível trabalhar a parte de fortalecimento em si. Também é feito bastante alongamento de musculatura, para auxiliar no tratamento ao encurtamento dos jovens e crianças, que vem acontecendo pela falta de exercícios físicos.

 

O ideal seria que as crianças praticassem sempre uma atividade física que pudesse alongar determinados grupos musculares. As crianças contemporâneas, que passam muito tempo sentados na frente da televisão, do computador, no colégio, acabam encurtando principalmente a musculatura posterior das pernas e encurvando os ombros, o peitoral, a musculatura anterior.

 

No pilates para crianças se trabalha exatamente isso, o alongamento dessa musculatura, e o resultado é uma postura em pé mais ereta, mais consciente, além do alinhamento da coluna. Além disso, com essa prática, as crianças conseguem suportar melhor o peso da mochila, pois os músculos estarão alongados e preparados para esse suporte de carga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]