Para quem busca a perda rápida de peso e o fortalecimento muscular, a bikram yoga (ou hot yoga) é uma das melhoras alternativas. As aulas são realizadas em ambientes superaquecidos, com temperaturas que variam de 38º a 42º e prometem eliminar calorias e desintoxicar o corpo por meio do suor.

bikram yoga
Fazer yoga em ambientes aquecidos ajuda a melhorar a respiração e perder calorias. Foto: iStock, Getty Images

Em cada aula da modalidade, são realizadas 26 posturas corporais e dois exercícios de respiração. Os exercícios são devidamente elaborados para trabalhar todas as partes do corpo e mexer com o maior número de músculos e articulações possíveis.

 

As aulas duram em média de uma hora e meia e, em cada sessão, é possível perder até 1.200 calorias, dependendo do aluno e da frequência dos movimentos. O recomendado é que cada pessoa participe de, no máximo, três aulas por semana.

 

A perda de calorias é maior nas aulas de bikram yoga porque o calor estimula as reações químicas do corpo humano. Com isso, o metabolismo passa a trabalhar mais rápido e queima mais gorduras.

 

15 motivos para praticar bikram yoga

 

Começar a praticar bikram yoga pode assustar muitas pessoas devido ao calor da sala de aula. Porém, é importante salientar que a modalidade não tem nada em comum com a sauna, já que na sala de yoga, a umidade relativa do ar é satisfatória para a respiração correta.

 

Mesmo assim, é fundamental tomar bastante água antes de começar as aulas. Isso vai manter seu corpo hidratado e evitar maus súbitos, como quedas de pressão, principalmente nas primeiras aulas.

 

Os benefícios da modalidade passam pelo muscular, estético e psicológico. As aulas são indicadas para perder peso, aliviar dores musculares e o estresse, bem como suplementação de exercícios cardiorrespiratórios.

 

Ainda não se convenceu com a modalidade de bikram yoga? Então confira uma lista com 15 motivos para começar as aulas o mais rápido possível:

 

1. Calor

 

Fazer exercícios em ambientes superaquecidos ajuda a evitar e a recuperar lesões nas articulações.

 

2. Flexibilidade

 

Você vai ganhar mais flexibilidade e equilíbrio.

 

3. Limites

 

As aulas farão com que você busque sempre superar seus limites.

 

4. Estresse

 

Alivia os sintomas do estresse, ansiedade e depressão.

 

5. Autoestima

 

Aumenta sua autoconfiança, autocontrole e autoestima.

 

6. Sono

 

Evita distúrbios do sono.

 

7. Corpo

 

Elimina calorias e modela o corpo.

 

8. Disposição

 

Repõe energia e te proporciona mais disposição.

 

9. Organismo

 

Estimula e fortalece os sistemas cardíaco, respiratório e nervoso.

 

10. Digestão

 

Regula seu sistema digestivo.

 

11. Vícios

 

Ajuda você a perder vícios como drogas, bebida e cigarro.

 

12. Sangue

 

Melhora a circulação sanguínea.

 

13. Respiração

 

Traz mais resistência física e respiratória.

 

14. Suor

 

Desintoxica o corpo através do suor.

 

15. Sociabilidade

 

Proporciona a interação social.

 

Famosos que aderiram à bikram yoga

 

Se você precisa de mais um estímulo para começar as aulas de bikram yoga, que tal se inspirar no corpão de algumas celebridades? É isso mesmo, a modalidade é a queridinha de muitas beldades.

 

Entre as estrelas internacionais que praticam o esporte estão Lady Gaga, Madonna, George Clooney e David Beckham.

 

No Brasil, as atrizes Bárbara Paz, Daniele Suzuki e Fernanda Vasconcellos também se renderam aos benefícios da hot yoga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


DEIXE UMA RESPOSTA