Motivação

Entenda como ter mais disposição pela manhã

Por Redação Doutíssima 07/03/2015

O despertador toca, você aperta o botão “soneca” e dorme mais cinco minutinhos, quem nunca fez isso? Como ter mais disposição pela manhã é um segredo para muitas pessoas, já que a sensação de acordar mais cansada do que quando foi dormir por vezes se torna frequente.

 

Se você se identificou com a situação e, geralmente acorda indisposta e com aquele mau humor, a boa notícia é que você não está sozinha. Uma pesquisa divulgada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, apontou que nove em cada dez pessoas acordam cansadas e com falta de disposição.

como ter mais disposicao

Fazer exercícios físicos e evitar luz artificial à noite ajudam a melhorar o sono. Foto: iStock, Getty Images

Mas afinal, como ter mais disposição pela manhã, ainda mais quando você tem que acordar às seis horas da matina todos os dias? A resposta é: mudança de hábitos.

 

6 dicas de como ter mais disposição ao acordar

 

O segredo de como ter mais disposição pela manhã está na mudança e adoção de alguns hábitos diários. Pode parecer besteira, mas com apenas poucos dias de mudança, você já vai perceber a preguiça diminuindo e a melhora no seu humor matinal.

 

Que tal tentar? Então confira 6 dicas e melhore seu sono e sua disposição pelo dia inteiro:

 

1. Luzes à noite

 

Apague as luzes para dormir, inclusive a televisão. O hormônio do sono, a melatonina, precisa de um ambiente escuro para ser liberado e só com ele você terá uma noite revigorante.

 

2. Luz pela manhã

 

Ao acordar, ligue a luz imediatamente, ou melhor, abra as cortinas para entrar a luz do sol.  A claridade natural indica para nosso relógio biológico que está na hora de levantar.

 

3. Despertador

 

Cuidado com a música que vai colocar em seu despertador. Escolha uma mais calma, pois as agitadas poderão liberar o hormônio da adrenalina e te deixar agitada pelo resto do dia.

 

4. Hora de levantar

 

Levante devagar ao acordar. O impulso ou o susto do levantar repentino talvez lhe deixem de mau humor ou com palpitações.

 

5. ”Soneca”

 

Evite o botão “soneca” do despertador. O sono fracionado é prejudicial à saúde,pois causa uma confusão na liberação de hormônios, além de te deixar com mais preguiça.

 

6. Exercícios

 

Procure fazer atividades físicas durante o dia, isso vai fazer seu corpo liberar uma substância chamada endorfina. Ela é uma espécie de analgésico natural que vai deixar seu sono mais tranqüilo. Contudo, faça atividades físicas até três horas antes de ir dormir.

 

Alimentação influencia em como ter mais disposição

 

Além das seis dicas citadas acima, a alimentação correta é outro fator importante para como ter mais disposição. Principalmente as refeições noturnas podem interferir no sono e causar problemas como a insônia.

 

Por isso, evite comer carboidratos, carnes vermelhas, molhos pesados e alimentos gordurosos após às 18 horas. O consumo em excesso de café, chá preto, refrigerantes, chocolates e bebidas alcoólicas influenciam a agitação e podem causar insônia.

 

Outra dica de como ter mais disposição é consumir alimentos como a aveia, mel e leite à noite.  A cereja, a couve e a alface também ajudam a relaxar, assim como o tradicional chá de camomila que é um calmante natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!