Dica do Nutricionista

Miojo faz mal a saúde?

Por Redação Doutíssima 07/03/2015

Como resistir à tentação de ficar apenas três minutos na cozinha? Além ter disponível em vários sabores, o miojo é cozinhado com muita rapidez. Mas será que toda essa rapidez não tem um preço?

Segundo a publicação do “The Journal of Nutrition”, quando consumido por mulheres duas vezes na semana, o macarrão instantâneo pode aumentar em 68% as chances de problemas cardíacos.

 

miojo - Copie

O miojo contém  exceso de sodio e gordura em sua composição. Foto: iStock, Getty Images

 

Malefícios do miojo

O miojo não é uma escolha saudável. Esse produto é muito processado, utilizam o óleo de palma para que cozinhe mais rápido, além do alto teor de sal e conservantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de sal seja apenas de quatro gramas, ou seja, um colher de chá cheia.

Além do excesso de sal em sua composição, o macarrão instantâneo contém a substância denominada glutamato monossódico. E que mal tem isso? Essa substância tem propriedades viciantes e pode causar náuseas, enxaquecas e dores de cabeça. E não se pode deixar de lado a grande quantidade de gordura presente nesse alimento.

A união de excesso de sal e altos níveis de gordura pode aumentar ainda mais as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares. O miojo tampouco apresenta a quantidade necessária de nutrientes para uma refeição saudável.

O macarrão instantâneo pode ser simples e prático de ser feito, mas incentiva o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas. Isso se deve ao alto teor de açúcar, ingredientes artificiais e carboidratos refinados.

Esse produto processado está entre os quais você deve evitar o consumo, pois podem levar também à inflamações crônicas, que são características de doenças graves.

Alimentação saudável com miojo?

É importante considerar que a alimentação saudável é aquela que fornece nutrientes e fibras necessários para manter o seu corpo em bom funcionamento.

Para ter uma refeição saudável, será necessário inserir na sua dieta legumes, verduras e evitar o consumo de alimentos processados como o miojo. Veja como é simples preparar um macarrão:

Ingredientes:

½ pacote de espaguete

1 colher (sopa) de sal

1 cebola picada

1 tomate picado

1 pimentão picado

1 caixa pequena de molho de tomate

1 colher (sobremesa) de óleo de milho ou de canola

500 ml de água

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão com água e sal. Depois que estiver cozido, escorra a água e deixe de lado. Em outra panela, refogue os legumes e coloque uma colher de óleo. Adicione molho de tomate e água junto com os legumes. Depois que o molho estiver refogado, misture ao macarrão.

Recomendações sobre alimentação

Se você é o tipo de pessoa que não tem tempo para preparar refeições saudáveis, restaurantes são uma boa opção e também há a possibilidade de preparar a comida para a semana e conservar congelada para ser consumida durante a semana.

Evitar o consumo do miojo é essencial para manter a sua saúde em equilíbrio. O macarrão instantâneo, sozinho, não provocará a sua morte, mas pode agravar os problemas de saúde.

Qualquer desconforto cardíaco deve ser informado ao seu médico para que sejam tomadas as devidas providências.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!