Esporte

Yoga emagrece? Entenda os motivos de aderir à prática

Por Redação Doutíssima 07/03/2015

Pode parecer loucura, mas a yoga emagrece sim, e às vezes até mais do que os exercícios aeróbicos, como caminhada e pedal. Isso acontece porque ela une a queima de calorias ao autocontrole, o que proporciona o equilíbrio entre  corpo e mente.

 

Uma aula leve de yoga pode eliminar mais de 200 calorias, enquanto uma sessão mais pesada faz o praticante perder até 500. Na modalidade de bikram yoga, por exemplo, que é praticada em um ambiente superaquecido, a queima de calorias pode chegar a 1.200.

 

yoga emagrece

Yoga é uma alternativa para trabalhar o controle do equilíbrio mental e corporal. Foto: iStock, Getty Images

 

 

Motivos pelos quais a yoga emagrece

 

A yoga emagrece porque age em conjunto no movimento da musculatura e no controle da ansiedade. O esporte é capaz de estimular a produção e liberação de hormônios que proporcionam o emagrecimento e as sensações de bem-estar e prazer.

 

Nas aulas, são praticados movimentos e posturas musculares e também exercícios de respiração. Essa combinação tonifica os músculos, modela o corpo e melhora a capacidade cardiorrespiratória e de concentração.

 

A yoga emagrece, e o controle emocional é o principal segredo para isso. Saber controlar a ansiedade é fundamental para evitar o exagero na hora de se alimentar, ou seja, a famosa gula.

 

Situações de ansiedade e agitação são os principais motivos para o ganho de peso, mesmo praticando atividades físicas. Em uma hora de treino aeróbico, por exemplo, você pode perder até 400 calorias que podem ser facilmente recuperadas ao comer uma barra de chocolate ou um pedaço de bolo.

 

Apesar de um treino de yoga eliminar a metade das calorias que um treino de aeróbico, ela vai ajudar você a controlar sua ansiedade. Por isso, a yoga emagrece, porque ela trabalha no contato da pessoa com ela mesma e no autocontrole.

 

Além de emagrecer e controlar a ansiedade, a yoga também tem outros benefícios. O aluno que pratica o esporte ganha mais flexibilidade e equilíbrio corporal, resistência física, poder de raciocínio rápido e confiança nele próprio. Dores musculares e desânimo também são excluídos com as aulas.

 

A yoga emagrece também em casa

 

As moças e rapazes que ficaram interessados no esporte (é isso aí, homens também fazem yoga) podem começar a fazer alguns movimentos em casa. Mas não esqueça de consultar um profissional da área para evitar lesões.

 

A yoga emagrece quando você encontra o equilíbrio entre corpo e mente, então vamos tentar?

 

1. Exercício 1

 

Pare em posição de sentido, pés juntos e braços colados ao corpo. Depois se concentre e coloque a sola do pé esquerdo na parte interna da coxa direita. Feito isso, junte as mãos em frente ao seu peito (como se estivesse rezando).

 

Inspire e estique os braços para cima, expire e volte os braços junto ao peito. Faça isso cinco vezes e depois mude a perna de apoio.

 

2. Exercício 2

 

Deite no chão de barriga para baixo. Após fazer isso, flexione os braços apoiando as palmas das mãos no chão. Estique as pernas e apoie as pontas dos dedos do pé no solo.

 

Apenas as mãos e os pés vão sustentar seu peso. Mantenha o tronco ereto e permaneça na posição por 10 segundos sem se flexionar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!