Relacionamento

Entenda a importância das tradições de casamento

Por Redação Doutíssima 08/03/2015

Toda mulher, quando está subindo ao altar, segue algumas tradições de casamento. Seja o vestido branco ou os famosos bem-casados. Além dessas, existem outras tradições presentes na cerimônia, como o vestido, o buquê e a chuva de arroz.

tradicoes de casamento

Vestido branco e buquê de flores são tradições presentes no momento do casamento. Foto: iStock, Getty Images

Vestido, arroz e as tradições de casamento

Existem muitas suposições sobre a origem do vestido branco, mas segundo a história da moda, uma das versões históricas que deve ser considerada é que a rainha Maria Médici da França, usou um vestido branco e foi Michelangelo que atribuiu o significado de pureza à vestimenta, já que a rainha tinha apenas 14 anos em seu casamento.

Entretanto, para os adeptos ao romantismo, foi a partir da rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, a primeira a se casar por amor e utilizar uma vestimenta branca com véu e sem coroa.

Um feito surpreendente para a época. Pode causar ainda mais surpresa, mas casar por amor não fazia parte das tradições de casamento.

As tradições de casamento ocidental nada mais são do que uma grande reunião e mistura de costumes e culturas. Uma prova disso é a chuva de arroz. Esse grão simboliza prosperidade e felicidade. Para os chineses e hindus, jogar arroz sobre os recém-casados significa desejar prosperidade e felicidade.

Buquê e bem-casado nas tradições de casamento

 

Jogar o buquê também faz parte das tradições referentes ao casamento. O buquê representa harmonia e jogá-lo é compartilhar a felicidade com os demais. Gregos e romanos usavam ervas, grãos e até mesmo alho no buquê para afastar os maus espíritos e garantir um casamento próspero e harmonioso.

Com algumas modificações ao longo da história, as mulheres solteiras passaram a disputar o buquê na esperança de logo conseguirem o parceiro ideal e consequentemente o casamento de seus sonhos.

O bem-casado é um típico doce de casamento. Segundo histórias populares, o bem-casado deve ser servido no final da festa para trazer sorte ao novo casal. Além de representar a união eterna do casal e celebrar a doçura da vida dos recém-casados.

Curiosidades sobre as tradições

E o nome das amigas na barra do vestido? É mais uma das muitas tradições de casamento adotada por noivas mais supersticiosas, funciona como uma simpatia para as amigas solteiras não permanecerem assim.

Para mostrar que são apenas as noivas que seguem as tradições, reunimos algumas curiosidades sobre as tradições de casamento a que os noivos se submetem.

Para os casamentos judaicos, o noivo quebra um copo de vidro que simboliza a mortalidade do homem, por isso, o homem deve procriar. Além de significar reconstrução.

Já na Itália, segundo as crenças populares, o noivo deve levar um objeto de ferro dentro do paletó para afastar os maus espíritos. No México, os amigos do noivo o carregam pelo salão e marcham ao som de marcha fúnebre.

Na Estônia, os amigos do noivo o vendam e depois o giram no salão. Depois disso, o noivo coloca o seu chapéu em um dos solteiros que deve ser um dos próximos a se casar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!