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Aprenda a fazer o Kettlebell Swing do crossfit

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

Todo mundo preparado pra mais um exercício de Crossfit? Hoje eu vou apresentar pra vocês um movimento de peso chamado Kettlebell Swing.

 

Esse artigo faz parte do Guia do Crossfit, uma série de textos e vídeos que eu e Fortissima preparamos, pra deixar vocês por dentro de tudo que acontece no universo crossfit. Bem-vindo ao nosso BOX!

 

Kettlebell

O Kettlebell é um peso de origem russa utilizado em vários exercícios

 

 

Kettlebell, da Rússia para o mundo

 

O Kettlebell Swing é um movimento do crossfit que eu adoro! Mas antes de falar desse exercício, é preciso saber o que significa um Kettlebell.

 

O Kettlebell é um é peso de musculação de origem russa, semelhante à uma bola de canhão com uma alça.

 

O treinamento com esse peso fortifica o corpo inteiro, pois as séries de exercícios realisadas com ele exigem o esforço de vários músculos motores. Isso faz com que os músculos ganhem rapidamente mais volume, explosão, força e equilíbrio.

 

O Kettlebell tem também a vantage de se adaptar a diferentes tipos de movimentos para trabalhar a resistência cadio-vascular.

 

Kettlebell

O Kettlebell fortalece os músculos motores

 

Kettlebell Swing do crossfit

 

O Kettlebell Swing consiste em um movimento onde o peso é deslocado do meio das das pernas até em cima da cabeça. O exercício começa com o Kettlebell nas duas mãos em suspensão. Emseguinda, o Kettlebell deve passer atrás da linha do calcanhar e terminar acima da cabeça, com os braços pasando da linha das orelhas.

 

Nesse movimento, utilizamos a força do quadril para deslocar o peso para cima da cabeça. Para isso, jogamos o quadril para trás e em seguida o impulsionamos forte para que, com a velocidade gerada pelo quadril, o peso possa subir sem usar a força dos braços.

 

 

 

Normalmente, em um WOD, as mulheres utilizam um Kettlebell de 16 kg, e os homens de 24 kg. Em competição, os pesos aumentam para 24 e 32 kg, respectivamente.

 

 

Cuidados antes de fazer o Kettlebell Swing

 

  1. O uso de Kettlebell é desaconselhavel às pessoas que têm problema de coluna ou dores nas costas.
  2. Ao de executar o Kettlebell Swing, você não deve agachar. Os joelhos vão flexionar o mínimo possível para levantar o quadril para trás.
  3.  Não olhe para baixo e para cima. Mantenha seu olhar no horizonte. Isso ajuda a manter a postura.
  4.  A contração da região do core é muito importante. O peso desce com velocidade e você deve contrair bem os músculos para receber e amortecer esse peso com segurança.
  5.  Nao deixe o tronco paralelo ao chão. Mantenha o peito alto, para frente.

 

 

Guia do Crossfit by Natália Pinheiro

 

Em parceria com o site Doutíssima, Natália Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo crossfit. Os textos serão publicados semanalmente, então fique ligado e conheça todos os benefícios desse esporte que virou febre entre os famosos.

 

Natalia Pinhero

Arquivo pessoal

 

Nascida em Belo Horizonte, formada em Educação física, Natália é  coach e atleta da equipe Crossfit BH. Em 2014 ela foi campeã da Seletiva Sudeste  Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Latina de Crossfit, no Chile.

 

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo“.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


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