Relacionamento

Conheça as regras de etiqueta e não cometa erros em casamentos

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

Quando o assunto é casamento, o que mais surgem são dúvidas. Nem as regras de etiquetas são capazes de sanar tamanha confusão na mente dos noivos. Mas esse monte de regrinha pode ser facilmente resolvida, basta os noivos saberem exatamente o que querem e esperam e se adaptarem diante do valor que estão dispostos a investir na cerimônia.

regras de etiqueta

Prestar atenção no horário é uma das regras a serem seguidas em um casamento. Foto: iStock, Getty Images

Regras de etiquetas para casamentos

 

Os comes e bebes geralmente são coisas caros, por isso é sempre bom saber se irá ser servido janta, almoço ou coquetel. Separamos e explicamos algumas regras de etiquetas para você que pensa em casar.

 

1. Convite de participação em cerimônia íntima

 

Quando o casamento é mais íntimo, para poucos convidados, é delicado que os noivos encaminhem um convite para parente e amigos. Pode ser algo bem simples mesmo, como um e-mail ou um cartão feito pelos próprios noivos.

 

2 .Convidados de longe

 

As regras de etiqueta não indicam que os noivos ou suas famílias devam arcar com a hospedagem de convidados que moram em outra cidade. É delicado, no entanto, oferecer ajuda.

Ir ao aeroporto ou rodoviária buscar os convidados é sempre uma gentileza bem-vinda. Fazer algum programa antes do casamento com os convidados também é algo sutil e representativo.

 

3. Atraso é elegante

 

Esqueça atrasos, eles são deselegantes. Uma das regras de etiqueta é atentar ao horário e tentar, sempre que possível, cumprir com o que foi dito no convite.

 

4. Na igreja

 

A noiva deve entrar na igreja segurando o braço direito do pai. A cabeça deve virar sutilmente para os dois lados, sorrindo, mas sem prender o olhar em nada. Nunca se deve cumprimentar algum convidado e tão pouco piscar o olho.

 

5. Na igreja com o noivo

 

Se o casal for mais velho ou se a noiva está em seu segundo casamento ou perdeu o pai, os noivos podem entrar juntos. Na entrada, o noivo cede o braço direito à noiva. Já no altar, a noiva fica à esquerda.

 

6. Apenas no civil

 

Quando a união civil acontecer em um salão de festas, os pais e o noivo fazem a recepção dos convidados até a noiva chegar, acompanhada do pai. O noivo recebe a noiva, cumprimenta o sogro e ambos vão juntos até a mesa do juiz.

 

Regras de etiquetas sobre os comes e bebes

 

A dobradinha de bolo e champanhe é sempre elegante em casamentos, mas apenas para cerimônias diurnas. O bolo pode ser substituído por bem-casados ou outros docinhos. Para cerimônias mais longas, é delicado oferecer salgadinhos e bebidas diversas antes do bolo com champanhe.

 

Cerimônias sem janta, o convite deve indicar como será a recepção. Por exemplo: “Após a cerimônia, os noivos esperam seus convidados para um brinde em tal lugar.” Neste caso, o local deve ser próximo à igreja.

 

As regras de etiqueta dizem que quando os noivos optarem por servir janta ou almoço, a comida pode ser servida à La carte ou como Buffet. Também é importante manter a temperatura das bebidas geladas e garçons circulando para manter os convidados abastecidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!