Clínica Geral

Esperma amarelado é normal? Entenda

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

Os homens são menos cuidadosos que as mulheres quando o assunto é saúde. Entretanto, quando existem sintomas como esperma amarelado, é importante procurar um médico, já que esse detalhe pode significar problemas na próstata masculina.

esperma amarelado

Tom amarelado no esperma pode significar alguma infecção na próstata do homem. Foto: iStock, Getty Images

Esperma amarelado pode significar problema

De uma forma geral, os homens se preocupam menos com doenças e problemas relacionados à clínica geral. Por esse motivo, o número de homens diagnosticados com câncer de próstata, por exemplo, cresce a cada ano no Brasil e no mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2014, a estimativa de casos de câncer de próstata era de mais de 68 mil casos somente no Brasil.

 

A saída é sempre a prevenção, afinal, quanto antes o problema for diagnosticado, mais chances o paciente tem de conseguir o tratamento adequado e resolver de uma vez por todas o problema.

 

Quando o assunto é saúde, as dúvidas dos homens são voltadas a vários problemas da rotina. Mas um deles desperta a curiosidade deles, e também de suas companheiras.

O esperma, que normalmente tem um tom esbranquiçado (semelhante a cor da parte interna das conchas que encontramos nas praias), pode ser um importante aliado para saber de alguns problemas de saúde do homem.

Você não deve ter ouvido falar disso, mas, quando acontece casos de esperma amarelado e está com uma consistência mais gelatinosa, vale procurar um médico para verificar, pois esses são indícios de problemas na próstata, como a prostatite, uma espécie de infecção no local.

Tratamento para esperma amarelado

Se você percebeu que está com esperma amarelado procure imediatamente um médico. Os problemas de próstata, quando diagnosticados cedo, podem ser curados com facilidade e sem a necessidade de cirurgia.

Procure uma clínica geral para efetuar exames que poderão indicar se você possui, ou não, uma infecção na próstata.

Normalmente, em casos de esperma em tom amarelado, após o diagnóstico, o médico realizará o tratamento através do uso de medicamento orais ou de aplicação local, ou seja, diretamente no local infecionado.

O diagnóstico feito através do esperma pode auxiliar o médico na hora do parecer. Problemas como este precisam ser verificados com rapidez para que não se tornem crônicos e mais difíceis de tratar.

Companheira também precisa de tratamento

 

Engana-se quem pensa que somente o homem precisa de tratamento no caso de esperma amarelado e infecções na próstata. A companheira também precisará procurar uma clínica geral para iniciar um tratamento em conjunto com o marido ou companheiro. É muito provável que ela também apresente infecções.

 

Uma das mais comuns é a urinária, principalmente pelo tamanho da uretra feminina, muito menor que a dos homens e mais propícia ao aparecimento de bactérias.

 

Informações sobre o esperma

 

O esperma é composto por várias substâncias. O esperma humano é cremoso, espumoso e esbranquiçado. Períodos de abstinência sexual podem causar o esperma amarelado.

Em uma relação sexual, o homem costuma liberar entre 3,5 e 5ml de esperma. O uso de preservativos na relação sexual contribui para que os parceiros se protejam de doenças que podem ser transmitidas através dos fluídos liberados na relação sexual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!