Unhas

Unhas pintadas na gravidez pode? Descubra

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

Quando a mulher engravida, uma série de procedimentos estéticos não podem ser feitos. Um dos poucos que seguem intocáveis é manter as unhas pintadas. O que já é algo maravilhoso, pois nenhuma mulher gosta de ficar com as unhas feias.

 

Mas é preciso ter atenção e alguns cuidados, por exemplo, o ideal é sempre usar a mesma marca para evitar que reações alérgicas surjam durante a gestação. Já na hora do parto, o ideal é que a mamãe esteja sem esmalte colorido ou base.

unhas pintadas

Pintar as unhas e manter o cuidado com as mãos é possível no período de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Manter as unhas pintadas na gestação, pode

 

Unhas pintadas durante a gestação não é perigoso para mãe nem para o bebê. As quantidades de elementos tóxicos nos esmaltes é baixa e inofensiva, portanto, incapaz de causar algum dano. Se a mulher for alérgica antes da gravidez, a regra é evitar a tintura em qualquer momento da gestação.

 

Manter as unhas pintadas toda a semana também, mas é preciso um pouco de cautela. Pois o esmalte, mesmo que seja o de uso frequente, pode causar algum tipo de alergia na pele ou mesmo uma crise de rinite, por exemplo.  O ideal é que  se use esmaltes hipoalergênicos.

 

O indicado é que as futuras mamães usem removedor de esmalte sem acetona. Este composto químico não está em quantidade significante capaz de causar dano ao bebê, mas ele é prejudicial às unhas da mamãe. Se puder evitar o seu uso, melhor.

 

Cuidados ao deixar as unhas pintadas na manicure

 

Quando se fala em unhas pintadas, não consideramos apenas o ato de passar o esmalte nas unhas, mas também todo o processo de manicure.

 

Isso sim merece muita atenção e cuidado, pois alicates, espátulas e lixas precisam ser bem esterilizados para não passar nenhuma doença para a gestante – doenças como hepatite B e C estão entre as mais transmissíveis no salão de beleza.

 

A retirada das cutículas é o processo que exige mais cuidado. Essas pequenas peles não devem ser retiradas por completo para não oferecer maiores riscos às mulheres. O ideal é que sejam empurradas com uma espátula de madeira, ou seja, descartável. As de metal oferecem mais riscos.

 

Unhas feitas no dia do parto

 

No dia do parto, o ideal é que a mulheres estejam sem unhas pintadas. Isso porque o esmalte, independentemente de ter cor ou não, como no caso das bases, dificultam o trabalho da equipe médica.

 

A variação de cor das unhas pode evidenciar algum problema de circulação ou de oxigenação do sangue durante o parto, e por isso devem estar sem esmalte.

 

É também pela cor da unha que o anestesista, principalmente em partos de cesariana, no qual a mulher recebe uma anestesia peridural, consegue monitorar as reações da mulher após a aplicação e durante todo o parto.

 

no pós-parto, a mulher pode ficar com as unhas e os cabelos bem fracos e quebradiços por, pelo menos, nove meses. Manter as unhas com esmalte fortificante ajuda bastante no trato com as unhas. Lavar as mãos com sabonete neutro e de glicerina também ajuda na saúde das unhas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!