Receitas

Comida peruana: saiba como preparar um almoço com o cardápio típico

Por Redação Doutíssima 10/03/2015

Colorida, fresca e aromática, a comida peruana é uma excelente opção para quem gosta de pratos que evolvam ingredientes simples. Mas nem por isso ela deixa de ser requintada, pelo contrário.

O chevite, por exemplo, um prato preparado com peixe cru fatiado finamente, temperos variados e molho especial, é uma delícia gastronômica e tido com sofisticado – é a nova sensação em Londres.  Para quem gosta de refeições em família ou de receber amigos, preparar um delicioso almoço com comida peruana é sempre uma boa opção!

 

comida peruana

As receitas da culinária peruana levam muita pimenta e ingredientes práticos. Foto: iStock, Getty Images

Veja um cardápio com comida peruana

 

A comida peruana é picante e envolve pimentas e gengibre. Por isso, cuidado para não pesar a mão e preparar algo que você nem seus convidados conseguirão comer. A dica é ir se acostumando aos poucos.

 

Confira como fazer três pratos tradicionais:

 

1. Cheviche

 

Para fazer o cheviche, você vai precisar fazer um caldo de peixe. Para isso, use a carcaça do peixe que será usado na receita. Ferva a carcaça com gengibre, salsão, alho, cebola e alho poró.

 

Depois de frio, bata no liquidificador com suco de limão, pimenta, gelo e mais um pouco de salsão, alho, cebola e alho poró. Coloque na geladeira.

Por fim, misture filé de peixe cortado em cubos finos, sal, pimenta, coentro picado, cebola roxa em fatias finas e o caldo gelado.

 

2. Arroz com frutos do mar

 

A comida peruana valoriza os frutos do mar, por isso um arroz com lula, polvo, mexilhões, vieiras e camarões é uma delícia. Para preparar, além dos frutos do mar, você precisará de pimentão vermelho, cebola, cebolinha picada, shoyu, gengibre, molho de ostra, três ovos, açúcar, sal, broto de feijão e arroz branco.

 

Numa panela funda, coloque todos os frutos do mar e refogue em fogo alto por um minuto. Em seguida, misture a cebolinha, o gengibre e o pimentão  por mais um minuto. Junte o arroz , o shoyu, o molho de ostra e o açúcar e cozinhe por dois minutos mexendo.

Numa vasilha separada, bata os ovos e tempere com sal. Reserve. Numa frigideira, misture o shoyu restante e os ovos em fogo médio. Mexa até que fiquem bem cremosos. Acrescente o arroz, depois os frutos do mar. Ao fim, coloque o broto de feijão e misture rapidamente. Ajuste o sal e sirva.

 

3. Suspiro de limão

 

Para fazer esse doce, coloque numa panela, em fogo médio, duas colheres de açúcar e duas xícaras de vinho do Porto, sem mexer, deixe os ingredientes engrossarem. Bata três claras em neves e misture ao vinho. Reserve.

 

Numa panela, caramelize três colheres de açúcar, acrescente três xícaras de leite, uma lata de leite condensado. Depois de pronto, acrescente dez gemas e faça um banho-maria de gelo, que ajuda a interromper o cozimento. Sirva com o merengue de vinho por cima.

 

Comida peruana para reunião temática

 

Já que você se propôs a preparar comida peruana, por que não fazer um encontro temático? A cultura do país vizinho é linda e super colorida.

Você pode usar mantas andinas, pratos coloridos de tamanhos diferentes, guardanapos com cores marcantes, flores e não se esqueça das pimentas. Faça um almoço peruano que incentive todos os sentidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!