Sem categoria

Saiba como usar elástico para malhar e aprimore os treinos

Por Redação Doutíssima 10/03/2015

Se você está sem tempo ou grana para frequentar a academia, existem alternativas, como o elástico para malhar, que facilitam a correria do dia a dia e aproximam as pessoas da prática de exercícios e da busca por uma vida mais saudável.

 

O elástico está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, e muitas pessoas estão trocando as academias superlotadas por esse item que pode ser levado a qualquer lugar, não ocupa espaço e faz um bem enorme para a sua saúde.

elastico para malhar

Exercícios com elástico são práticos para quem não tem tempo de ir à academia. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do elástico para malhar

Os principais benefícios do elástico são a queima de calorias e a definição muscular. A tensão feita pelo elástico substitui muito bem os pesos usados na academia. Você pode montar sua série de exercícios como se estivesse na academia, repetir séries e suar a camisa em busca do corpo perfeito e saudável.

A recomendação é você fazer os exercícios com o elástico para malhar de quatro a seis vezes por semana. Se quiser potencializar a queima de gordura você ainda pode intercalar os treinos com exercícios aeróbicos.

Para esses exercícios, você também não precisa de academia. Coloque um tênis e faça uma caminhada ou corrida pelo parque ou ainda compre uma corda e pule alguns minutos. Pular corda é uma ótima opção para quem quer perder peso e tonificar os músculos das pernas.

 

Série ideal com elástico para malhar

 

Antes de iniciar qualquer atividade física, não esqueça de buscar o auxílio de um educador físico, assim você evitará lesões e demais problemas.

Os exercícios com o elástico podem ser feitos por iniciantes (três séries de 10 repetições), intermediários (três séries de 12 repetições) e avançados (três séries de 15 repetições).

 

1. Agachamento

 

Com esse exercício, você vai tonificar a parte da frente das coxas, o bumbum, além de ombros e tríceps. De pé, pise no meio do elástico para malhar. Afaste um pouco as pernas e segure a ponta do elástico com as mãos.

Os cotovelos devem estar em um ângulo de 90 graus. Dobre os joelhos e abaixe um pouco o quadril para trás. Ao mesmo tempo, estenda os braços acima da sua cabeça.

 

2. Glúteos

 

De quatro no chão, prenda o elástico para malhar embaixo de um dos pés. A outra parte do elástico fica em uma das suas mãos. Contraia o abdômen e estique a perna para trás e depois para o alto.

 

3. Panturrilha

 

De pé, pise no meio do elástico para malhar e afaste um pouco as pernas. Segure a ponta do elástico nas mãos, sempre mantendo a palma da mão para a frente. Levante o elástico em direção aos ombros e ao mesmo tempo fique na ponta dos pés.

 

4. Abdominal

 

Em um colchonete, passe o elástico por trás das costas. Pise em uma das pontas e a outra deixe atrás da sua cabeça. Tire os ombros do chão e volte devagar. Não esqueça de respirar com calma durante o movimento.

 

5. Braços

 

De pé, com os joelhos flexionados, segure as pontas do elástico, uma em cada mão, com os cotovelos perto da cintura e com os punhos voltados para cima. Contraia o abdômen e estique o elástico até a altura dos ombros. Volte devagar e repita o exercício.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!