Dieta

Alimentos antioxidantes: saiba quais são e conheça benefícios

Por Redação Doutíssima 11/03/2015

Uma boa notícia, especialmente para as pessoas mais vaidosas: alimentos antioxidantes combatem as marcas de expressão na pele e retardam o envelhecimento. E o mais gostoso de tudo isso é que cumprem essa função de uma maneira natural e saborosa. Descubra todos os seus benefícios e conheça razões para investir neles.

 

Alimentos antioxidantes no dia a dia

Além da salvação dos vaidosos, os alimentos ricos em nutrientes antioxidantes também estimulam o sistema imunológico e atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer. Tudo isso porque os antioxidantes são moléculas que se ligam aos radicais livres e anulam seus efeitos.

 

Porém, é sempre preciso ficar de olho nos alimentos que você consome para usufruir de todos os benefícios. De acordo com uma um estudo do British Journal of Nutrition, divulgado em 2014, os produtos orgânicos possuem mais antioxidantes do que os comuns, sendo melhores ao organismo humano.

alimentos antioxidantes

Limão, laranja e acerola são frutas que contêm antioxidantes em sua composição. Foto: iStock, Getty Images

Quais são os alimentos antioxidantes

Para conhecer melhor os principais alimentos antioxidantes, preparamos uma relação dos principais componentes para uma dieta que vai proporcionar a você rejuvenescimento e prevenção de doenças. Além deles, muitos outros são ricos em propriedades que combatem radicais livres. É só escolher o que mais cai no seu gosto e adaptar seu cardápio.

 

1. Frutas vermelhas

 

A mais comum no Brasil é o morango, mas a lista também comporta amora e cranberry, entre outras. Um dos seus principais antioxidantes é a antocianina, que previne doenças crônicas como diabetes e doenças do coração e age contra os danos ao cérebro naturais da idade.

 

2. Uva

 

A uva está também na lista por ser rica em potássio, os chamados flavonoides e o resveratrol, poderoso antioxidante que reduz os níveis da pressão arterial e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom).

 

3. Frutas cítricas

 

Laranjas, limões e acerolas contêm vitamina C e fenólicos, compostos com uma forte característica antioxidante. Por isso não poderiam faltar a esta lista de alimentos antioxidantes.

 

4. Tomate

 

O tomate é um alimento de destaque na relação dos alimentos antioxidantes pela sua função. Ele possui uma combinação de betacaroteno com o antioxidante licopeno, que diminui o risco de cânceres, além de problemas coronarianos.

 

5. Grãos integrais

 

São alimentos antioxidantes saudáveis, que regulam os níveis de açúcar e gordura no sangue, regulam o funcionamento do intestino e previnem diabetes e pressão alta etc.

 

6. Salmão

 

O salmão contém ácidos graxos essenciais. São eles que colaboram com o funcionamento do sistema de defesa e nervoso, promovem o equilíbrio do colesterol e previnem doenças do coração e câncer.

 

7. Maçã

 

A maçã tem boas quantidades de duas substâncias antioxidantes: polifenóis e a vitamina C.

 

8. Brócolis

 

O brócolis contém antioxidantes como o betacaroteno, as vitaminas A, C, E e o selênio. Além disso, é rico em magnésio. Este mineral é fundamental para a fixação do cálcio no tecido ósseo, e ajuda na formação da serotonina, que é um neurotransmissor que melhora a sensação de bem estar.

 

antioxidantes

9. Banana

 

A banana rica em vitaminas C e B, e em minerais como potássio, zinco, selênio, além de outros importantes nutrientes.

 

10. Alho

 

O alho é cheio de propriedades benéficas. Sua principal ação antioxidante vem da alicina. O consumo de alho melhora a circulação sanguínea, diminui a formação de trombos, inibe a formação de catarata, e previne diversos tipos de câncer e doenças ligadas ao envelhecimento cerebral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!