Motivação

Entenda como ser viciado em trabalho pode ser prejudicial

Por Redação Doutíssima 11/03/2015

Com um mundo corporativo cada vez mais disputado e viciado em trabalho, o mercado de trabalho tem gerado profissionais cada vez mais sedentos pelo sucesso. Para atingir este ponto, muitos acabam se tornando workaholics e acabam esquecendo de outros detalhes da vida.

 

Apesar de não constar na Classificação Internacional de Doenças, o vício em trabalho pode fazer com que a pessoa adoeça. De acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA (International Stress Management Association), o viciado em trabalho tem 65% mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as outras pessoas.

viciado em trabalho

Vício em trabalho pode prejudicar o relacionamento familiar e a saúde da pessoa. Foto: iStock, Getty Images

Uma das características em comum em quem é viciado em trabalho é a ambição que, na dose certa, funciona como mola propulsora da realização de sonhos, mas em excesso pode levar a comportamentos compulsivos.

 

Isso porque de um lado ocorre a alta competição do mercado, a obsessão em ganhar dinheiro e a vaidade, e do outro a péssima qualidade de vida, insônia, impotência e, até, depressão.

 

Hoje em dia, as empresas querem funcionários bem-humorados e criativos e, para isso, é preciso equilíbrio em todos os setores da vida. Até porque trabalhar em excesso não é sinônimo de qualidade.

 

Além disso, quem é viciado em trabalho acaba, em função do vício, sendo negligente com sua própria saúde, adotando um estilo de vida prejudicial.

 

A pessoa se torna sedentária, alimenta-se no próprio trabalho dando preferência para comidas altamente gordurosas e pouco nutritivas, o que acaba levando a taxas altíssimas de glicose no sangue e pressão alta.

 

Viciado em trabalho e apaixonado pelo trabalho

 

Dificilmente, alguém, hoje em dia, trabalhar somente 40 horas por semana. Muitos profissionais, principalmente os liberais, como os da área médica, professores, policiais, acabam pegando os chamados “bicos” para aumentar a renda no final do mês.

 

Só que além de ser prejudicial à saúde, esta dedicação excessiva pode fazer com que todo o caminho profissional construído desça ralo abaixo, pois é comum casos de depressão por excesso de trabalho.

 

Isto ocorre porque o indivíduo se isola tanto no seu mundo empresarial que acaba abolindo de sua vida o lazer, família e diversão. No entanto, é importante saber diferenciar o viciado no trabalho e o apaixonado.

 

Apesar de que em ambos os casos a pessoa trabalha muito, no primeiro, além de ter o vício pelo trabalho, ela não consegue descansar e se divertir, não cria vínculos afetivos. Já no segundo caso, ela consegue desligar, dormir e se distrair.

 

O que fazer quando se é viciado em trabalho

 

Em muitos casos, o vício pelo trabalho vem de outras insatisfações, e o ofício serve como um escudo protetor para tirar o verdadeiro foco das razões que estão incomodando.

 

Mas perceber isto não é uma tarefa fácil. Tanto é que o viciado em trabalho não costuma procurar ajuda, até que manifeste um problema muito sério de saúde, uma represália por parte da família ou haja o risco de separação matrimonial.

 

O ideal é não deixar esta situação chegar ao limite. Para isso, é importante buscar um equilíbrio, procurando diminuir a carga horária, nem que seja apenas meia hora por dia no início.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!