Dieta

Entenda como a dieta Dash é boa para o coração

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

É uma das dietas da moda e tem algo que chama a atenção por onde passa: é amiga do coração. A dieta Dash – do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, que em tradução literal significa Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertenção – surgiu por meio de um estudo desenvolvido em universidades dos Estados Unidos.

Ele tinha o objetivo de avaliar qual a influência da dieta sobre a pressão arterial das pessoas. Inicialmente com foco na redução da pressão arterial de hipertensos, já existe uma variação da dieta, com redução de calorias, que além de melhorar o perfil metabólico, auxilia na perda de peso.

dash

Modelo de dieta pode ajudar a diminuir os níveis de pressão arterial das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos na dieta Dash

Entre os fatores de limitação da dieta, estão a redução da ingestão de sódio, de gordura saturada e de colesterol, grandes causadores de doenças cardiovasculares. Para restringir o consumo desses itens, devem ser evitados carnes vermelhas, álcool, alimentos industrializados, embutidos, doces e bebidas açucaradas, entre outros.

Porém, a dieta Dash prioriza o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e seus derivados com baixo teor de gordura, além de alimentos que sejam fontes de gordura monoinsaturada.

Para se ter uma ideia, na alimentação diária desse modelo de dieta, 27% deve ser gordura, sendo que desses, até 6% de gordura saturada e até 150 mg de colesterol. 55 % das calorias a serem consumidas por quem adota essa dieta devem ser provenientes de carboidratos e 18% de proteínas. Não se pode esquecer de consumir 30 gramas de fibras diariamente.

 

Por que adotar a dieta Dash?

Uma das grandes vantagens da dieta Dash é que, ao contrário de muitas dietas, essa não restringe grupos alimentares e permite evitar a monotonia.

Porém, é imprescindível, para ter os resultados esperados, que seja associada à dieta uma mudança no estilo de vida da pessoa. Ou seja, para ter os melhores resultados, é preciso fazer o consumo ideal de gorduras, reduzir a ingestão de álcool e sal, extinguir o fumo e adotar a prática regular de algum exercício físico.

É importante salientar que a dieta Dash surgiu para auxiliar no tratamento contra a hipertensão arterial. Ou seja, ela possui indicação específica e funciona diretamente para atacar esse mal.

Se a ideia for adotá-la com o objetivo de redução de peso, então se fará necessária uma redução na quantidade de calorias consumidas. Além disso, trata-se de uma dieta que indica alta ingestão de fibras, o que pode fazer com que muitas pessoas sintam dificuldade de segui-la por muito tempo.

 

Trata-se de um modelo diferente de dieta, onde o objetivo não é perder peso, mas promover a mudança de hábitos que levaram o paciente à hipertensão arterial e risco de problemas de saúde como infarto e AVC.

A dieta Dash deve ser adotada por aquela pessoa que busca melhorar sua qualidade de vida, adquirir hábitos mais saudáveis, sair de sua zona de conforto e se tornar o protagonista de sua vida. Você acha que é uma dessas pessoas? Então, mãos à obra.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!