Especialidades > Uncategorized

Hormônio do sono: entenda os benefícios de dormir bem

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

Dormir é uma necessidade natural do organismo de todo mundo. É neste momento que ocorre a produção do hormônio do sono, a melatonina. Produzido pela glândula pineal durante a noite, este hormônio, além de induzir ao sono, traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos indivíduos.

hormonio do sono

Dormir bem de noite é essencial para manter a saúde mental e corporal reguladas. Foto: iStock, Getty Images

Para que o hormônio do sono tenha melhor proveito no organismo, ela deve estar em equilíbrio. Assim, é importante evitar assistir à televisão e usar celular e o computador perto da hora de dormir, pois a produção da melatonina ocorre na ausência de luz, ou seja, por volta das 9 horas da noite, sendo interrompida na presença de luminosidade, ainda que artificial.

 

Um dos benefícios de dormir bem é a diminuição da ocorrência de quadros de enxaqueca. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo comparou o uso de melatonina (hormônio do sono), placebo e um antidepressivo, comumente receitado para aliviar crises de dor de cabeça, e constatou que o grupo que usou melatonina teve uma diminuição maior na frequência e na intensidade dos episódios de dor do que os outros participantes da pesquisa.

 

Reações do hormônio do sono no organismo

 

O hormônio do sono também age em benefício do sistema cardiovascular. Enquanto uma pessoa dorme, a pressão arterial normalmente cai 15% em relação aos níveis diurnos, exceto em indivíduos que sofrem de hipertensão noturna e apresentam um risco maior de desenvolver doenças do coração. De acordo com estudos, a suplementação de melatonina em pacientes hipertensos melhora o quadro da doença.

 

O sono saudável ainda ajuda a regular a produção dos hormônios que aumentam a fome (grelina) e diminuem a saciedade (leptina). Assim, a melatonina acaba tendo um efeito indireto na manutenção do peso. Além disso, dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e nos faz viver mais.

 

Na produção de hormônios durante o sono, também se encontra o GH, o famoso hormônio do crescimento, cuja função é manter o tônus muscular, evitar acúmulo de gordura e melhorar o desempenho físico de uma forma geral.

 

Noite bem dormida e hormônio do sono

 

Para obter os benefícios do hormônio do sono, é importante focar na qualidade do sono e não tanto na quantidade de horas dormidas. Isso porque tem pessoas que dormem apenas 5 horas por dia e se sentem bem, sendo que outras precisam de 9 horas, ou até mais, para se sentirem dispostas depois de uma noite.

 

Quem deseja ter uma noite bem dormida deve praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação, não levar para a cama preocupação do dia a dia, ter horários regulares para dormir e usar técnicas de relaxamento.

 

Uma boa dica para conseguir ter uma boa noite de sono é tomar leite morno antes de deitar, pois o leite possui triptofano, um neurotransmissor que está fortemente ligado ao relaxamento profundo.

 

Já quem tem dificuldade de dormir deve procurar um médico para avaliar o problema, visto que o sono, assim como a alimentação balanceada, é importante para a mente e o corpo funcionarem corretamente ao longo do dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!