Saúde Mental

Saiba o que dizer a uma pessoa diagnosticada com câncer

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

Quando algum parente, um amigo ou o parceiro/a é diagnosticado com câncer, o mundo desta pessoa parece desabar e o desejo de todos é saber o que dizer para reconfortá-lo neste difícil momento.

 

É perfeitamente normal ficar meio perdido com o que dizer neste começo, onde a própria pessoa está descobrindo como ela deve lidar com a descoberta da doença. Este período inicial será um aprendizado para todas as partes envolvidas, sendo que cada um reage de um jeito.

o que dizer

Estar sempre presente e ouvir a pessoa é importante na batalha contra o câncer. Foto: iStock, Getty Images

Assim, não existe uma fórmula mágica para lidar com este problema. No entanto, sempre surge a dúvida sobre o que dizer a uma pessoa diagnosticada com câncer, afinal o desejo é ajudar, não atrapalhar.

 

Na hora de se ter aquela conversa íntima e às vezes incômoda ,as reações podem ser variadas. A maioria do feedback será positivo e de apoio, mas é importante medir as palavras para evitar mágoas.

 

Este é um momento muito delicado e sensível na vida de quem tem que lidar com  a situação. Por isto, é fundamental dar espaço a quem descobriu a doença.

 

Procure evitar tocar no assunto, dando sempre preferência para falar sobre outros assuntos. Deixe que ela escolha o melhor momento para desabafar com você. Apenas esteja disponível.

 

O que dizer a uma pessoa que tem câncer?

 

A primeira regra ao se deparar com alguém nesta situação é evitar falar de casos que conhece em que a pessoa sobreviveu ou faleceu em decorrência da doença.

 

Afinal, muitos conhecem histórias e cada caso é um caso. Além disso, ao pensar sobre  o que dizer, tente fugir de frases como “vai correr tudo bem” se você não sabe como vai ser o tratamento.

 

Quem está passando por isto precisa saber que pode desabafar e ser verdadeiro com você, por isso seja positivo e animado.

 

Também fuja de frases como “sinto muito” ou “lamento o que aconteceu com você”, pois quem enfrenta esta doença não precisa de pena. O fato de o câncer acontecer não é algo que possa ser mudado ou ser lamentando, sendo uma ocasião para reagir com espírito de luta.

 

Por isso, ao refletir sobre o que dizer, diga que está junto na luta, que acredita na capacidade de superar o câncer, emocional e fisicamente, e que tem orgulho da pessoa. Jamais diga que sente pena.

 

Não basta saber o que dizer, mas se fazer presente

 

Quem convive com esta doença também precisa de palavras edificantes, que a instiguem a se manter firme no combate ao câncer. Assim, sempre que puder, reforce o quanto a pessoa é bonita, o quanto gosta do cabelo novo ou de como ficou o visual sem cabelo.

 

Dizer o quanto se orgulha e fica feliz pela pessoa querida ter encarado essa batalha com garra e força também é motivador e inspirador.

 

Não é uma tarefa fácil se abrir com alguém e falar sobre a batalha contra o câncer, quer esteja acontecendo agora, quer tenha acontecido anos atrás. Por isso, caso tenha a oportunidade de ter essa conversa com alguém, a melhor dica é estar sempre presente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!