Esporte

Street dance: entenda por que a dança de rua é tão contagiante

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

Você já ouviu falar da street dance? Sabia que a modalidade ajuda na concentração, equilíbrio, coordenação motora e ainda melhora o sistema cardiorrespiratório? A dança nasceu nos Estados Unidos com o objetivo de acabar com as brigas de gangs nos anos 60 e 70, vem crescendo em número de adeptos e pode ser o incentivo que faltava para você começar a se mexer e fazer as pazes com os exercícios físicos.

A street dance é uma união entre as diversas danças que saíram das ruas norte-americanas para conquistar o mundo, como é o caso do breaking, verdadeira febre dos anos 80, ou do hip hop, que achou nos anos 90 o seu lugar ao sol e se mantém em alta até os dias de hoje.

Não se preocupe se você não consegue dar saltos mortais ou acrobacias no chão usando apenas a cabeça ou os quadris, como vemos nas competições na TV. A street dance também é uma alternativa para quem não sabe dançar.

 

Não sabe dançar? A street dance ajuda

O ritmo frenético e cadenciado das músicas usada na street dance abre espaço para a livre expressão e a criatividade, que também são muito bem-vindas nas aulas.

A maior prova disso é o Harlem Shake, considerada uma dança de rua social. Esse remelexo aparentemente desconexo dominou os vídeos da internet em 2014. Nele, cada um dançava do jeito que sabia ou queria. O estilo não é muito importante no começo. O que não pode é ficar de fora.

street dance

Interação social e perda de calorias são garantias de uma prática divertida. Foto: iStock, Getty Images

Street dance emagrece

Além da diversão e interação social, a prática de street dance promove a melhora na coordenação motora, aumento da resistência, desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e melhora nas atividades cerebrais. Estes já seriam ótimos motivos para você vestir o seu melhor tênis e sair praticando.

Porém, a grande vedete é a queima de até 400 calorias por hora de prática da dança. Ou seja, emagrece enquanto diverte. Podia ser melhor?

Esses benefícios irão depender do nível de condicionamento de cada aluno. A boa notícia é que, por menos intimidade que você tenha com a dança, seu desempenho só melhora com o tempo.

Para que tudo corra bem e seu interesse pela street dance não acabe em lesões, é preciso tomar alguns cuidados. Quanto à roupa, preocupe-se em estar confortável, mesmo que passe a impressão de você estar vivendo nos anos 80. Calças largas, estilo bag, permitem liberdade nos movimentos.

A hidratação também é importante, já que você vai se remexer muito e, consequentemente, transpirar muito também. O ideal é tomar isotônicos, bebidas que repõem os sais minerais perdidos no suor.

 

street-dance

Dança por profissão

Se você é apaixonado pela dança e deseja fazer dela mais que uma simples atividade física e partir para a profissionalização, também pode começar do zero. Mas é necessário estudo da modalidade e aperfeiçoamento da técnica.

Nesse caso, esqueça as academias e procure uma boa companhia de dança. Paralelo a isso, absorva o maior conhecimento possível sobre a street dance. Ver vídeos, ler a respeito e conversar com já está no mercado profissionalmente pode lhe ajudar a trilhar esse caminho.

A street dance, para quem quer encarar o movimento profissionalmente, exige muita prática e persistência, além de um preparo físico que complemente a força e a resistência muscular.

 

Seja qual for o seu objetivo, esse estilo pode lhe proporcionar momentos de alegria, descontração e, se praticada com regularidade, uma vida muito saudável. Que tal se mexer agora mesmo?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!