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Fitness

Saia do sedentarismo e ganhe qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 13/03/2015

Embora a maioria das pessoas saiba que a atividade física faz bem à saúde, que ela é fundamental na prevenção de doenças cardíacas, no fortalecimento das articulações, na redução do risco de câncer, o sedentarismo é apontado como um grande mal da nossa sociedade.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem anuamente, no mundo, por doenças ligadas ao sedentarismo. 70% da população mundial é sedentária.

 

sedentarismo

Os médicos recomendam que o tempo em frente à televisão seja de 1 ou 2h por dia.

 

A recomendação médica é que os adultos reservem 150 minutos por semana à uma atividade física aeróbica, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, natação, etc. As crianças devem estar fisicamente ativas ao menos 60 minutos por dia. Esses hábitos saudáveis reduzem o risco de doenças, além de aumentar a expectativa de vida da pessoa.

 

A palavra “sedentário” vem do latim “sedete”, que significa “estar sentado”. São qualificadas como sendentária, todas as atividades onde a perda energética é fraca ou nula. Cada movimento, cada ação, cada gesto requer uma perda energética suplementar. Mais a pessoa é ativa, mais ela gasta energia. Mesmo as ações mais insignificantes do cotidiano proporsionam perda de energia. O simples fato de ficar em pé e ir na cozinha pegar um copo de água, ou descer as escadas para jogar o lixo fora, ou ainda varrer a casa, queima cerca de 60 a 130 quilocalorias.

 

Conheça a perda calórica das atividades do cotidiano

 

Os valores abaixo correspondem à 30 minutos de atividade.

 

Amamentar – 54 kcal
Arrumar a cama – 66 kcal
Arrumar a mala – 60 kcal
Arrumar o Armário – 80 kcal
Beber água – 40 kcal
Beijar – 30 kcal
Cantar – 55 kcal
Carregar um bebê (recém nascido) no colo – 70 kcal
Compras no supermercado – 70 kcal
Cozinhar – 90 kcal
Cuidar de Plantas – 100 kcal
Desenhar – 60 kcal
Dormir – 30 kcal
Dirigir o carro – 80 kcal
Dirigir a moto – 95 kcal
Empurrar um carrinho de bebe – 80 kcal
Escovar os dentes – 40 kcal
Fazer massagem em alguém – 110 kcal
Ler – 50 kcal
Levar o cachorro para passear – 150 kcal
Meditar – 20 kcal
Passar Aspirador de Pó – 175 kcal
Sexo – 280 kcal
Subir escadas – 310 kcal
Tocar Violão – 75 kcal
Tomar banho de chuveiro – 60 kcal
Tomar sol – 35 kcal
Tirar o Pó de Moveis – 100 kcal

 

sedentarismo

O sedentarismo pode ser combatido com pequenas mudanças no cotidiano

 

Fique menos tempo em frente ao computador, mexa-se mais!

 

A tecnologia se multiplica: televisão com alta definição, video game, computador portatil, tablet, smartphone, redes sociais. Essa nova forma de lazer altamente atrativa pode contrinbuir para um modo de vida sedentário. Um estudo feito pela União Européia chamado HELENA (Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence), revelou que os adolescentes europeus são sedentários 9h por dia. Isso corresponde à 70% do tempo de horas que eles ficam acordados. O número aumenta ainda mais na passagem à idade adulta.

 

L’American Academy of Pediatrics recomenda a redução do tempo em frente à televisão (computador/tablet/smatphone) para somente 1 ou 2h por dia, e a retirada de todos os suportes eletronicos de dentro do quarto. O jovem precisa ficar menos tempo sentado e ter interesse por outras atividades que o obriguem a mexer o corpo.

 

Por isso, aproveite os dias de sol, coloque uma roupa leve e saia pra caminhar um pouco. As caminhadas são excelentes pra o corpo e para a mente. Elas podem servir como um momento de reclusão, onde você planeja as atividades do dia na sua cabeça, repensa os seus projetos e ouve uma boa seleção de música. Com certeza os resultados desse novo hábito vão te encher de vigor e disposição. Você viverá mais e melhor!

 

 

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