Relacionamento

Confira em 7 dicas como planejar um casamento

Por Redação Doutíssima 14/03/2015

Parabéns, ele quer casar e seu sonho será realizado. Então, agora é a hora de aprender a planejar um casamento. Parece a parte mais fácil? Não se engane com isso.

 

Você vai precisar de tempo e paciência, claro, mas também não é preciso grande apreensão, pois um casamento não é um bicho de sete cabeças. O mais importante é seguir a palavra mágica: organização. É a partir dela que você vai planejar todos os detalhes e, quem sabe, conseguir alguma com todos os preparativos do casório.

 

Economia ao planejar um casamento

Antes de dizer o “sim” na cerimônia e ver os convidados com lágrimas nos olhos, você tem um longo caminho pela frente. Para que essa jornada não seja desgastante emocionalmente – e financeiramente, claro – você precisa planejar. Essa é a palavra-chave para uma cerimônia de casamento.

como planejar um casamento

Estipular orçamento e pesquisar preços podem ajudar a economizar. Foto: iStock, Getty Images

Para se ter uma ideia precisa disso, confira o que diz uma pesquisa do site Quem Casa Quer Site, feita em 2014. Segundo o estudo, o custo médio de um casamento envolve R$ 40 mil. É muito dinheiro, não é mesmo?

 

Por isso, na hora de aprender como planejar um casamento, tenha ciência de que casar envolve despesas. Você e seu companheiro precisam estar preparados para isso. Partir de um orçamento como base pode ajudar a evitar gastos desnecessários.

 

Veja como planejar um casamento em 7 passos

Para que você se organize e não sofra com a lição de como planejar um casamento, nós preparamos para você uma lista organizacional de sete itens que vão ajudar um bocado nessa sua empreitada. Confira:

 

1. Orçamento

 

Veja quanto vocês têm para gastar e coloque o seu casamento no respectivo patamar. É muito importante que, depois de definido o valor nupcial disponível, ele seja respeitado.

 

2. Planejamento

 

Estabelecido o valor, defina o tipo da festa: local, serviços, decoração, igreja, vestido e também padrinhos. Saiba exatamente que profissionais deverão ser contratados. Estabeleça o que deve já estar definido em cada mês até a grande data.

 

3. Pesquise

 

Para aprender como planejar um casamento, essa fase é a mais importante, complexa e trabalhosa. Ela inclui desde visitas a muitas lojas, pedidos de orçamentos, prova de menu, de vestido, busca de referências e mudança de planos. Ufa! Não desanime, pois ainda temos muito pela frente.

 

4. Negocie

 

Não tenha a menor vergonha de pechinchar. Essa lição faz parte do aprendizado de quem quer saber como planejar um casamento. Ainda que você tenha um bom orçamento, pense que a economia de um lado pode ser investida em outro.

 

5. Ajuste

 

Se os preços estiverem ultrapassando o seu orçamento, ou você não conseguir encontrar o serviço que queria, faça alterações. Seu planejamento é fundamental, mas não o veja de forma engessada. É preciso se adaptar às circunstâncias.

 

6. Check-list

 

Se você quer saber como planejar um casamento, essa é mais uma das lições essenciais: você não pode perder o controle. Um check-list de noiva bem completo pode servir para você listar tudo o que deverá ser feito no seu casamento. Tenha olhos atentos sobre tudo.

 

7. Seja original

 

Lembre-se, embora muitas ideias já colocadas em prática lhe agradem muito, há também aquelas coisas que são a sua cara. Seja autêntica, seja você mesma. Tenha ideias e faça diferente.

 

Pense na paixão dos noivos e programe um casamento que vá reforçar a personalidade do casal e ainda lançar moda. Essas atitudes simples, que ficam originais e estilosas, ainda tem a vantagem, normalmente, de custar barato.

 

Não se submeta ao tradicional apenas para agradar a terceiros. É impossível agradar a todos os convidados. O fundamental do grande dia é que o casal curta muito cada momento.

 

Fica bem melhor quando isso dá certo, não é mesmo? Então, planeje!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!