Receitas

Aprenda a fazer brigadeiro sem lactose em casa

Por Redação Doutíssima 14/03/2015

Ter intolerância à lactose não significa estar impedido de desfrutar de sabores especiais. O brigadeiro sem lactose, por exemplo, é fácil de preparar. Mesmo sendo um dos doces mais amados das festas e reuniões com os amigos, muitas pessoas que sofrem com o problema abrem mão de consumi-lo por conter leite, o que pode provocar mal-estar.

 

O brigadeiro sem lactose se candidata como solução a esse problema, assim como é opção para quem opta por tirar de sua dieta alimentos lácteos, pois acreditarem que proteínas do leite contribuem para o ganho de peso. É alternativa ainda a pessoas que, por serem vegetarianas ou veganas, optam por eliminar qualquer ingestão ou compra de produtos que tenham origem animal.

 

brigadeiro sem lactose

Intolerantes à lactose podem preparar brigadeiro feito sem produtos lácteos. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer brigadeiro sem lactose

 

A receita não tem grandes segredos. Primeiro, é necessário certificar que nenhum dos produtos que formam o brigadeiro sem lactose contêm leite. Essa dica pode parecer óbvia, mas, muitas vezes, p ingrediente pode passar despercebido, como conter leite em pó no achocolatado ou mesmo no granulado utilizado para a finalização do doce.

 

Ingredientes:

 

1 lata de leite condensado de soja

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de margarina sem lactose

Chocolate granulado

Açúcar cristal.

 

Modo de Preparo:

 

O método de preparo do brigadeiro sem lactose é o mesmo de qualquer brigadeiro. O que muda são os ingredientes. Misture todos e leve ao fogo baixo sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela.

 

Espere esfriar e faça pequenas bolinhas. Finalize com o açúcar cristal ou com o granulado. Há quem queira evitar esse trabalhão e comer na panela ou colocar em potinhos, fazendo um brigadeiro de colher.

 

O leite condensado de soja pode ser encontrado na parte de dietéticos de alguns grandes supermercados ou mesmo em casas naturais. Também é possível fazer esse leite condensado em casa, o que é bastante prático.

 

Como fazer o leite condensado de soja

 

Ingredientes:

 

1 colher (sopa) de margarina sem leite

1 e 1/2 xícara de açúcar

1 xícara de leite em pó sem lactose

1/2 xícara de água fervendo.

 

Modo de Preparo:

 

Coloque a margarina, o açúcar e o leite em pó no liquidificador e acrescente a água aos poucos, até ficar uma mistura homogênea e consistente. Para ficar mais saboroso, aguarde um tempo para consumir. Quanto mais a mistura descansar, mais consistente ela fica. Se preferir, deixe na geladeira.

 

Brigadeiro sem lactose: entenda a intolerância

Se o consumo de lactose estiver ligado à saúde, só nesse quesito, o número de pessoas que evitam o leite é bastante alto. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cerca de 40% dos brasileiros possuem algum tipo de intolerância a produtos que contêm leite.

 

Isso acontece porque o organismo dessas pessoas tem dificuldade de digerir o açúcar dos produtos lácteos. A intolerância à lactose pode ser congênita (desde o nascimento) ou adquirida por conta da idade, doença como a gastroenterite, a Doença de Crohn ou doença celíaca, por exemplo, ou ainda, medicamentos e cirurgias.

 

Os sintomas, geralmente, aparecem entre 30 minutos e duas horas depois de a pessoa ingerir a lactose. Eles podem incluir diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais até inchaço. Fique atento aos sinais e, se perceber algo errado, procure ajuda médica.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!