Receitas

Aprenda a fazer saborosas receitas de shake detox

Por Redação Doutíssima 14/03/2015

Na moda das dietas funcionais, o shake detox é uma bebida leve, cremosa, refrescante e que ajuda a desintoxicar e eliminar gorduras. Se você utilizar a criatividade, eles podem ser deliciosos, já que levam frutas que fazem verdadeiros milagres pelo nosso organismo. Conheça mais sobre seus benefícios e aprenda a preparar.

 

Benefícios do shake detox

 

Detox é todo alimento funcional que ajuda o organismo a eliminar resíduos tóxicos dos quais ele, sozinho, não consegue se livrar. Essas toxinas são originadas na alimentação (agrotóxicos, excessos de temperos), medicamentos, poluição do ar e até mesmo na água.

 

shake detox

Bebida funcional que leva frutas pode ajudar a eliminar toxinas do corpo. Foto: iStock, Getty Images

 

É como se nosso corpo precisasse de uma manutenção de vez em quando. Uma grande faxina. Esses alimentos podem ser consumidos separadamente, mas é na forma de sucos, chás e shake que eles são potencializados. Assim, juntam propriedades de diversos ingredientes.

 

A melancia e o morango são frutas que fazem parte dos principais ingredientes desse shake detox e que têm propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

E não para por aí. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em pesquisa divulgada no site YourTango, em 2011, a melancia faz muito bem para a saúde do homem. Se consumida com regularidade, ela previne a disfunção erétil e protege o corpo de alguns tumores, como o de próstata.

 

Também ajuda a diminuir a chance de desenvolver colesterol e doenças nas articulações. A melancia é rica em em licopeno, um antioxidante natural que neutraliza os radicais livres, substâncias que intoxicam nosso corpo e provocam o envelhecimento.

 

Já a semente de chia, planta originária do sul do México, tem como principal função trazer a sensação de saciedade, diminuindo a fome e auxiliando no emagrecimento.

 

Shake detox de melancia e morango

 

Essa receita de shake detox tem a vantagem de ser dividida em dois copos pequenos ou um copão enorme, pois rende 400ml. Só que o ideal é dividir com uma amiga, porque, embora tenha muitos benefícios, o shake tem, em média, 130 calorias.

 

Ingredientes:

 

4 xícaras de chá de melancia cortada em cubinhos

Suco de 1/2 limão

1 colher de sopa de semente de chia

Folhas de hortelã e gelo a gosto

2 xícaras de chá de morango picado.

 

Modo de Preparo:

 

Bata no liquidificador o suco de limão, a melancia e o morango. Se quiser, coe ou, se gostar dos resíduos das frutas, deixe como ficou. Em um recipiente, coloque o shake e misture a chia. Deixe descansar por 15 minutos. Para dar apenas um toque, coloque a hortelã no fundo do copo e complete com o shake com gelo.

 

Shake de melão e castanhas

Para quem não gosta de frutas vermelhas, uma boa alternativa é o melão. Delicioso e composto por mais de 90% de água, ele é rico em pectina, uma fibra alimentar que se transforma em uma espécie de gel no estômago e dá a sensação de saciedade.

 

Já a gordura que a castanha contém é benéfica porque ajuda a ativar o metabolismo para acelerar a queima de gordura. Além disso, o shake detox é refrescante e rende duas porções, cada uma com 66 calorias.

 

Ingredientes:

 

300 ml de água

1 fatia média de melão

3 castanhas do Pará.

 

Modo de Preparo:

 

Bata tudo no liquidificador e sirva o shake detox gelado. Se quiser, acrescente duas folhas de hortelã para dar um aroma diferenciado. Limpe as folhinhas e dê um leve palmada na hortelã para que ela libere um cheirinho. Jamais esmague essa planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!