Receitas

Saiba como fazer ovos de Páscoa de forma fácil

Por Redação Doutíssima 14/03/2015

A Páscoa vem chegando e, com ela, aquele desejo de comer chocolate. É uma época em que adultos voltam a se sentir crianças e, os pequenos, vibram com a volta do Coelhinho. Mas nem sempre o preço é convidativo ao seu bolso. É por isso que aprender como fazer ovos de Páscoa é uma alternativa não apenas de economia, mas também de um dinheiro extra nessa época.

 

Segundo estimativa apresentada no 26º Salão do Chocolate, em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abic), os produtos característicos da Páscoa aportaram no mercado com o preço 10% maior que no ano anterior.

 

Ainda que o custo do chocolate pese, não é uma decisão fácil deixar seu filho na vontade, não é mesmo? E nem é preciso radicalizar tanto. Se você souber como fazer ovos de Páscoa em casa, isso não irá comprometer o seu orçamento nessa que é a data comemorativa mais deliciosa do ano.

como-fazer-ovos-de-pascoa

Ovos de Páscoa caseiros são alternativa para economizar na data. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens de aprender como fazer ovos de Páscoa

O preço mais baixo em relação aos ovos industrializados pode ser um dos principais motivos para que você aprenda a fazer ovos de Páscoa, mas, certamente, não é o único.

 

Se o seu objetivo é saber como fazer ovos de Páscoa para empreender nesse segmento, mesmo que de maneira temporária, o ideal é começar com bastante antecedência, conhecendo as alternativas do mercado, os custos iniciais e pesquisando de que maneira você pode tornar o seu produto único.

 

Veja como fazer ovos de Páscoa

Se você nunca fez chocolate em casa, compre uma forminha de ovos de 250 gramas. Caso você curta o processo e queira investir em uma quantidade maior, vale a compra de formas de vários tamanhos e chocolate em uma quantidade maior (barras de 500 gramas ou de um quilo). O custo médio de um ovo caseiro de 250 gramas é de aproximadamente R$ 10. Veja como fazer:

 

1. Ovo de Páscoa caseiro

 

Ingredientes:

 

340g de chocolate ao leite ou meio amargo

 

Modo de Preparo:

 

Pique o chocolate em pedaços bem pequenos (o ideal é usar o ralador) e leve ao forno micro-ondas, em média, 2⁄3 do chocolate que você ralou. Deixe por 30 segundos em potência alta e dê uma mexidinha. Faça isso quantas vezes forem necessárias para derreter totalmente o chocolate.

 

Depois que ele ficou uma pasta homogênea, ainda quente, misture aquele resto de chocolate que você não colocou no micro-ondas. Essa mistura do quente e frio faz que ele não derreta tão facilmente depois de pronto.

 

Espere esfriar em temperatura ambiente. Então, coloque duas colheres cheias de chocolate na forminha e, com as costas da colher, espalhe por toda a cavidade. Faça isso com bastante cuidado. Depois, vire a forminha de cabeça pra baixo no recipiente no qual está o resto do chocolate derretido. Isso elimina o excesso das forminhas.

 

Limpe o que ficou nas bordas e coloque a forma virada para baixo em uma superfície plana. O mais prático é usar uma assadeira, já que o próximo passo é levar ao congelador por cinco minutos.

 

Coloque mais duas colheres de chocolate derretido sobre a superfície endurecida e repita a operação, resfriando novamente. Em geral, duas camadas são suficientes, mas fica a seu critério colocar mais uma ou deixar como está.

 

O importante é saber que, na última camada, o ovo deve ficar por 10 minutos ou até o fundo ficar opaco. Ele deve se soltar naturalmente.

como-fazer-ovos-de-pascoa

Após aprender a receita, você pode personalizar os ovos. Foto: iStock, Getty Images

Depois de ter aprendido como fazer ovos de Páscoa, você pode rechear com bombons caseiros ou simplesmente enrolar em papel chumbo colorido. Invista no celofane e no laço para ornamentar sua obra.

 

A sua Páscoa, certamente, vai ficar bem mais gostosa!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!