Esporte

Descubra como pular corda da maneira correta

Por Redação Doutíssima 14/03/2015

De brincadeira de criança a uma poderosa aliada da sua saúde, a corda é hoje um dos exercícios mais populares, praticado tanto em casa quanto na academia. Aprender como pular corda da forma certa é essencial para tirar desse pequeno pedaço de amarras grandes benefícios. Que tal começar agora mesmo?

 

Como pular corda de forma correta

Pular corda parece algo simples, porém, se não descobrir como fazer os movimentos corretamente, o exercício pode prejudicar articulações importantes e até causar dores desnecessárias. Não é esse o seu objetivo, certo?

pular corda

A corda não é só mais uma brincadeira de criança e faz bem à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Primeiro, é preciso estar na postura correta. Olhe para um ponto fixo no horizonte e mantenha, com isso, a cabeça reta e o pescoço relaxado. Como é um exercício de alto impacto, é necessário proteger as articulações, como o joelho e também a coluna. Para isso, você pode usar o próprio corpo. Basta contrair o abdômen e os glúteos.

 

Suavemente, flexione os joelhos e, na hora de manipular a corda, não abra muito os braços. Gire somente os punhos e os cotovelos. Na hora do pulo, não é necessário exagerar. Só pule a uma altura suficiente para que a corda não bata nos seus pés.

 

Depois do pulo, coloque os pés no chão na seguinte ordem: primeiro a ponta dos pés, depois, os calcanhares.

 

Aprenda como pular corda e seus benefício

Agora que você já sabe como pular corda sem causar lesões ao seu corpo, é hora de conhecer os benefícios dessa prática, que são muitos. Essa é uma das atividades que mais gasta calorias. Se você aguentar uma hora pipocando no mesmo lugar, pode mandar embora 800 calorias.

 

Mas não exagere na dose: é necessário começar aos poucos, até porque é um exercício que ativa o sistema cardiorrespiratório e os músculos.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, aprender a pular corda desenvolve a agilidade e a coordenação motora além de trabalhar todo o corpo, principalmente as pernas e os glúteos. De quebra, a prática ajuda a combater a celulite e também previne a osteoporose.

 

Cuidados para o exercício

Se você se empolgou com os benefícios que vai ter ao aprender como pular corda, então, saiba que é necessário ter alguns cuidados até para escolher o melhor equipamento.

 

Em primeiro lugar, vá a uma loja que venda artigos esportivos. Nada de improvisar com cordas não adequadas para a prática. Aqui vale aquela regra de que o barato pode sair caro.

pular corda

Ao escolher o equipamento, não improvise. Foto: iStock, Getty Images

Para ter estabilidade, evite cordas muito leves, como as de náilon ou sisal. Fique entre as feitas de couro, vinil ou plásticos. O tamanho ideal para você é aquele que bata na sua cintura quando você pisa sobre ela e a segura nas extremidades.

 

Como o exercício é de alto impacto, evite pisos extremamente duros como pedras, lajes, cimento, mármore ou asfalto. Os gramados são ideais para a prática. E faça sempre em locais amplos para evitar acidentes.

 

Também para evitar lesões musculares, alongue-se sempre, antes e depois do exercício. Prepare seu corpo para começar a pular e para parar. Não faça mais tempo que o seu corpo pode aguentar. Lembre-se que, embora pareça uma brincadeira, você não é mais criança. Por isso, pule corda com moderação e cuidado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!