Estética

Confira 7 dicas sobre como fazer selfie e arrase na foto

Por Redação Doutíssima 15/03/2015

Poucas expressões foram utilizadas nos últimos tempos e estão tão em evidência do que fazer selfie. A prática virou moda entre anônimos e celebridades, e consiste em fazer um autorretrato com celular e publicar nas redes sociais. Parece simples, e é mesmo. Mas com algumas técnicas, pode ficar ainda melhor. Quer descobrir como?

 

A moda é saber como fazer selfie

 

Usar os celulares para tirar foto sozinho ou com outras pessoas é comum em todo o território brasileiro. E isso foi comprovado pela pesquisa da Samsung em 2015. De 1.446 pessoas ouvidas, 90% afirmam ser adeptas da queridinha selfie, deixando o país como o que mais faz autorretratos a partir de um celular no mundo.

 

Há outros dados revelados pelo estudo também interessantes. Por exemplo, 58% das pessoas ouvidas tiram fotos todos os dias. Entretanto, se você acha que os brasileiros gostam de tirar uma selfie sozinhos, está enganado: 72% dos entrevistados preferem a companhia de amigos ou familiares para o momento, o que vem sendo chamado de “welfie”.

 

como fazer selfie

Cuidados com iluminação e altura da câmera podem ajudar na selfie. Fotos: iStock, Getty Images

Como fazer selfie legal?

 

Se você gosta de tirar uma selfie de vez em quando, vamos ajudá-lo a deixar suas fotos ainda melhores com sete dicas de como fazer selfie. Confira a seguir.

 

1. O local

 

A selfie é uma fotografia cuja característica principal é a informalidade. É um autorretrato divertido e leve. Por isso, escolha um local que seja descontraído e agradável.

 

como-fazer-selfie

 

2. O espelho

 

Embora seja um local tradicional, para aprender como fazer selfie de qualidade e caprichar no resultado, evite os espelhos. Eles podem refletir objetos indesejados na foto.

 

como-fazer-selfie

 

3. O fundo

 

O fundo da foto é o seu estúdio, então, tem que ser bacana. Prefira os locais que tenham fundos que vão enriquecer a sua foto. Natureza, praia e campo são ótimas opções.

 

como-fazer-selfie

 

4. A posição da câmera

 

Outra dica legal para aprender como fazer selfie é o cuidado com a posição da câmera. Coloque a câmera um pouco mais alta, faça testes até conhecer seu melhor ângulo.

 

Atualmente, a maioria dos celulares possuem câmeras frontais, que permitem fotografar de frente. Esses aparelhos também são ótimos para quem gosta de fazer muitas selfies, pois permitem o registro de belas fotos.

 

como-fazer-selfie

 

5. Observe a luz

 

Se você quer aprender a fazer selfie sem errar, pense que a fotografia é 70% iluminação. Aprenda a observar a iluminação. Prefira a luz natural, sem deixa-la muito intensa. Evite as fotografias escuras demais, que ocultam parte do seu rosto. Para esses ajustes, você pode também use os filtros de aplicativos como o Instagram.

 

como-fazer-selfie

 

6. Mostre o que você tem de melhor

 

Pense que a selfie tem a função de mostrar o que você tem de melhor. Então, capriche no visual e confira para ver se está tudo alinhadinho antes de fazer a foto. Confira os cabelos, cuide da maquiagem e veja se não há excessos.

 

como-fazer-selfie

 

7. Não poste a foto sem ver antes

 

Enquanto a imagem não está na rede social, ainda há chances de conserto. Por isso, é fundamental avaliar bem as fotos antes da publicação, para evitar constrangimentos, especialmente se tem mais de uma pessoa na foto. Aproveite os aplicativos de edição para corrigir luz, contraste, exposição, foco, entre outros aspectos da imagem.

 

como-fazer-selfie

 

E aí, pegou as dicas e descobriu como fazer selfie de forma perfeita? Agora então é só sair por aí fazendo lindas imagens e compartilhando na sua rede social.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!