Dieta

Refrigerante faz mal? Entenda os riscos que a bebida oferece

Por Redação Doutíssima 15/03/2015

Você é viciado em refrigerantes? Com certeza, já ouviu falar muito sobre seus supostos prejuízos à saúde. Constantemente no centro de incontáveis estudos e pesquisas, todos os resultados apontam que o refrigerante faz mal. Mas até que ponto você sabe realmente todos os riscos aos quais está exposto a consumir a bebida?

 

Refrescante e com uma infinidade de sabores e apresentações para atrair o maior número de consumidores possível, o refrigerante possui uma embalagem que esconde males semelhantes ao cigarro e drogas, como crack e cocaína, para a saúde.

 

Quer um exemplo? Na Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos Estados Unidos, a professora Elissa Epel, após analisar milhares de amostras de DNA de pessoas que regularmente consumiam refrigerante, descobriu que as estruturas que protegem o DNA contra danos, nesses indivíduos, são mais curtas.

 

refrigerante faz mal

Consumo de refrigerantes pode até mesmo envelhecer o DNA das células. Foto: iStock, Getty Images

 

Elissa identificou que o DNA se danifica à medida que envelhecemos porque essas estruturas – telômetros – ficam encurtadas. Isso eleva as chances de a pessoa desenvolver diversas patologias, como diabetes, doenças do coração ou mesmo Alzheimer.

 

Segundo a pesquisa, o refrigerante faz mal porque bastam duas latas da bebida à base de cola por dia para acelerar o envelhecimento do DNA das células em 4,6 anos. O mesmo resultado é atribuído às pessoas que fumam.

 

Estudo indica que refrigerante faz mal aos dentes

 

Em 2013, uma pesquisa publicada no jornal General Dentistry, já havia surpreendido o mundo ao comparar os efeitos do refrigerante aos de drogas como o crack, a cocaína e até a metanfetamina, quando se fala em de degradação dentária.

 

O estudo foi desenvolvido pela Temple University, na Filadélfia, Estados Unidos. Como conclusão, atribuiu à acidez dessa bebida a ruína dos dentes. E isso independe de ser “normal”, “diet” ou “light”.

 

O refrigerante é composto por ácidos cítricos e fosfóricos. Se não há uma higienização correta e regular, essas substâncias destroem a estrutura dentária.

 

O refrigerante faz mal também porque o hábito de consumi-lo constantemente deixa os dentes desgastados e sem cor. Os efeitos são semelhantes aos das drogas, pois ocorre a redução da salivação e aumento da acidez natural. Se não há boa escovação, os dentes têm o mesmo destino.

 

Além de saber que o refrigerante é maléfico à saúde, tomar a bebida e imediatamente escovar os dentes pode ser ainda pior. Isso porque o contato da escova com o dente faz ocorrer uma ação ácida, o que é igualmente prejudicial. Enxaguar a boca com água e aguardar 30 minutos para escovar, após a ingestão de refrigerante, é a dica ideal.

 

Refrigerante faz mal e ainda pode causar diabetes

 

Além de poder causar ganho de peso por conta do excesso de açúcar, o refrigerante faz mal e aumenta em 20% a chance de um adulto desenvolver diabetes.

 

Pesquisa realizada pela Imperial College, publicada na revista britânica Diabetogia, ouviu 350.000 pessoas de oito países europeus, que responderam perguntas quanto a seus hábitos alimentares. O resultado do estudo indica que uma ou duas latas diárias é o suficiente para que os riscos de diabetes sejam significativamente altos.

 

Riscos de parto prematuro

 

Para as grávidas, o refrigerante faz mal e aumenta em 25% a chance de parto prematuro. Isso porque a antecipação do nascimento, nesse caso, está ligada à hábitos alimentares ruins.

 

De acordo com o The American Journal of Clinical Nutrition, responsável pelo estudo, as mamães que costumam ingerir refrigerantes em excesso, na maioria dos casos, são obesas e é a obesidade que causa a prematuridade.

 

Parece que não faltam motivos para deixar o refrigerante de lado, não é mesmo?

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!