Estética

Colágeno em pó: conheça benefícios e saiba como consumir

Por Redação Doutíssima 16/03/2015

O colágeno, proteína natural produzida pelo organismo e responsável pela firmeza da pele, também atua em diversas outras áreas do organismo. Com uma alimentação saudável, é possível garantir a produção ideal da substância. Mas, às vezes, é necessário usar suplementos. Nesses casos, consumo de colágeno em pó é uma opção.

Os benefícios são variados: o colágeno previne contra o envelhecimento e hidrata a pele, dá sustentação aos órgãos e reforça tendões e ligamentos, por exemplo. A partir dos 30 anos de idade, principalmente, o corpo passa a produzi-lo em menor quantidade, e torna-se importante considerar os suplementos como um acréscimo na dieta.

O colágeno em pó é um tipo de colágeno hidrolisado, que também pode ser encontrado em forma de balas, barrinhas e cápsulas, por exemplo. Nos suplementos, essas proteínas passam pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína pela água) para que sejam absorvidas facilmente pelo corpo.

colageno em po

Proteína produzida pelo organismo deixa a pele e unhas saudáveis, hidratadas e fortes. Foto: iStock, Getty Images

Quando consumir colágeno em pó

Se, depois dos 30 anos, mesmo com uma alimentação equilibrada, o corpo produz 1% menos de colágeno a cada ano, a partir dos 50, a produção da proteína cai cerca de 35% em relação ao que era antes. É aí que se faz ainda mais necessário o consumo do colágeno em pó, para garantir os benefícios ao corpo.

Até os 30 anos, não é preciso consumir doses extras de colágeno, pois uma alimentação saudável estimula a produção ideal no organismo. No entanto, estar estressado constantemente, ficar muito tempo exposto ao sol e comer muitos doces, pode contribuir para que a diminuição da produção ocorra mais cedo.

Antes dos 30, os suplementos também pode ser úteis para ajudar na perda de peso, uma vez que ameniza e adia a fome por prolongar a sensação de saciedade no corpo.

Consumo ideal de colágeno em pó

O colágeno em pó pode ser diluído em leite, suco, iogurte, shakes e até mesmo em sopas. A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias, que equivalem de uma a duas colheres de sopa. Prefira as versões puras, que não contêm adição de corante e adoçante. Não há restrição, contraindicação ou limite de tempo para o consumo.

Além disso, não é necessária prescrição médica para adquirir a substância, pois ela é considerada como alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e pela internet.

Apesar disso, se você pretende consumir o colágeno em pó diariamente,consulte um profissional que poderá avaliar a dose ideal para o seu corpo. Os primeiros efeitos da substância aparecem depois de dois a três meses de consumo diário.

E nunca esqueça de aliar o uso do suplemento a uma alimentação balanceada, pois ela torna a absorção do colágeno mais fácil. Por isso, inclua na dieta alimentos ricos em vitaminas A e C, ômega-3, lisina, enxofre e licopeno. Fontes de proteína, como carne, peixe, frutas cítricas e pimenta vermelha por exemplo, são indispensáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!