Esporte

Contorcionismo: veja como alcançar o ápice da flexibilidade

Por Redação Doutíssima 16/03/2015

Quem nunca se encantou com o contorcionismo e suas dobraduras em um espetáculo de circo? Sem dúvidas, é uma prática que encanta pelas possibilidades de contorção e as formas que dão aos corpos. Mas saiba que não é uma técnica restrita ao ambiente circense. Por definição, ele é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano.

 

Flexibilidade no contorcionismo

Parece doloroso, mas para algumas pessoas, que possuem um alto nível de flexibilidade, não passa de um jeito divertido de aliviar o estresse e manter o corpo em forma.

 

O contorcionismo é conhecido e admirado em todo mundo desde a antiguidade. É possível constatar sua história por meio de esculturas no Egito, Grécia e Roma. Nas épocas mais remotas, os praticantes eram comparados a animais.

contorcionismo

Forma de acrobacia usada no circo pode ajudar a melhorar a flexibilidade do corpo. Foto: iStock, Getty Images

Conforme estudos da Universidade de Hertfordshire, da Inglaterra, crianças que começam aos sete anos a desenvolver a flexibilidade podem atingir um desempenho excelente. Já depois dos 13 anos ficará difícil alcançar um resultado satisfatório.

 

Entre os principais movimentos feitos pelos contorcionistas estão as contorções frontais (flexão do tronco sobre as pernas estendidas, ou com as duas pernas atrás do pescoço.

 

Também há contorções caudais (colocando os pés na cabeça e fazendo extensões de tronco e quadril) e caixas (dobrando o corpo dentro de uma caixa muito pequena com a cabeça entre os joelhos).

 

Exercícios para contorcionismo

Se você quer tentar, pode experimentar uma rotina de exercícios para ver até onde consegue alcançar. Sugerimos alguns passos para você seguir. Confira:

 

1. Dia a dia

 

Exercícios diários de alongamento são necessários para melhorar a flexibilidade de seu corpo antes de começar qualquer rotina de contorcionismo. Você precisa gostar de se mexer, pois ser um contorcionista representa passar horas a fio, diariamente, somente treinando.

 

2. Inclinação

 

Descubra a sua inclinação, literalmente. Saber se você é inclinado para frente ou para trás vai lhe mostrar para qual direção será mais fácil para inclinar sua coluna.

 

3. Aquecimento

 

Não esqueça de fazer um aquecimento do corpo. Por exemplo, mantenha os pés na linha dos ombros e gradualmente se incline para frente. Segure as pernas próximo aos tornozelos e puxe-se para frente para que sua cabeça chegue o mais perto possível da perna. Repita pelo menos dez vezes.

 

4. Costas

 

Arqueie suas costas (para trás) e empurre sua barriga para fora o quanto puder. No começo, use um móvel ou uma porta para equilibrar.

 

5. Alongamento

 

Você deve passar para a etapa do alongamento apenas depois de ter feito 15 minutos de aquecimento, incluindo inclinações para frente e para trás e manipular seus membros.

 

6. Treino

 

No começo, faça uma hora de treino por dia e depois aumente gradativamente até alcançar três horas diárias. Divida este tempo em uma parte pela manhã, uma à tarde e outra à noite. Isso aumenta a flexibilidade.

 

7. Exercícios diários

 

Os exercícios de contorcionismo devem ser praticados diariamente. Se você deixar de praticar por um dia, poderá levar uma semana para recuperar a flexibilidade perdida. Se perder uma semana, levará um mês para recuperar, e assim por diante.

 

8. Leitura

 

Se você quiser dicas de treinos para contorcionismo, uma boa dica é o livro “Contortionist’s Handbook”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!