Zen

Veja como fazer decoração de quarto infantil com Feng Shui

Por Cris Ventura 16/03/2015

As crianças são muito intuitivas e sensíveis  a pessoas e a ambientes. E, muitas vezes, mesmo que com boas intenções, os pais exageram ao fazer a decoração de quarto infantil com a inclusão de objetos, brinquedos, imagens, quadros, prateleiras, móveis, cores e eletrônicos. O que muitas vezes os pais não sabem, é que excessos podem comprometer a serenidade e a energia das crianças, causando muitas vezes distúrbios do sono.

 

decoracao de quarto infantil

Manter a organização do quarto infantil é aconselhável pois contribui para que as energias fiquem harmonizadas.

 

É importante observar o comportamento das crianças quando, por exemplo, se manifestam negativamente com choros, agressividade, insônia e irritabilidade em determinados lugares. Antes de dar uma bronca e também se irritar, verifique se o quarto não está “carregado”, ou seja, com cores escuras, abafado, aglomerado, desorganizado. Então, priorize estas ações: livrar-se dos excessos, limpar o quarto, deixar o ar entrar no espaço, organizar os itens e suavizar as cores.

 

Fazer com que a criança participe na escolha da decoração do quarto é uma ótima ideia para que ela se sinta envolvida e integrada ao lar e ao espaço dela. Pergunte ao seu filho do que ele gosta: paisagens, esportes, animais, heróis, personagens, animações, cores, objetos. Sempre que possível leve-o para escolher brinquedos, bichos de pelúcia, pufe, almofada, cama, roupa de cama, cortina, tapete e todos os itens que farão parte do seu mundo.

 

Confira a seguir algumas dicas de decoração de quarto infantil com Feng Shui:

 

Cores:

 

  1. Amarelo: alto astral e concentração.
  2. Azul: relaxamento e paz.
  3. Branco: pureza e clareza.
  4. Lilás: tranquilidade e intuitivo.
  5. Verde: desenvolvimento e harmonia.
  6. Rosa: amor e felicidade.

 

Importante: vermelho e laranja são cores fortes e estimulantes e não são recomendadas para nenhum quarto, pois pode prejudicar a qualidade do sono e carregar as energias do ambiente. Sabendo que, elas podem ser usadas apenas em detalhes ou em ambientes que ninguém durma.

 

decoração de quarto infantil

Foto: Shutterstock; Tente ao máximo deixar o quarto  sempre limpo e organizado.

 

Móveis:

 

  1. Não coloque prateleiras sobre berços ou camas.
  2. A cama, ou o berço, deve ficar de frente para a porta de entrada, mas não com os pés diretamente voltados para a porta
  3. Se houver mesa de estudos no quarto, deve ficar o mais distante possível da cama.

Decoração de quarto infantil:

 

O quarto infantil pode ser colocado à altura dos olhos dad crianças. Outra dica é expor desenhos, pinturas, artes e etc produzidos pelas próprias crianças, fazer uma espécie de mural.

 

decoração de quarto infantil

Reservar uma parede para que as crianças possam se expressar , rabiscar e desenhar auxilia no desenvolvimento artístico e cultural dos pequenos.

 

Um conselho muito interessante é separar uma parede para que os pequenos rabisquem, desenhem e se expressem. Essa é uma forma de libertação da criança, o que auxilia em seu desenvolvimento artístico e cultural, além de aprimorar sua expressividade.

 

Organização:

 

Use caixas ou baús para organizar os brinquedos. Para cada caixa você pode colocar:

 

  1. carrinhos,
  2.  instrumentos musicais,
  3. livros,
  4. bonecas,
  5.  bichinhos,
  6. quebra-cabeças,
  7.  canetas e material de desenho e artes,
  8.  legos e brinquedos de montar.

 

Importante:  Tente ao máximo não misturar os brinquedos e deixar o quarto sempre limpo e organizado.

Música, sons e barulhos:

 

A música, que pode ser usado em momentos de diversão, terapia e relaxamento, pode ser usada com crianças. Você pode colocar músicas instrumentais ou usar caixinhas musicais para deixar o quarto mais tranquilo e com um ambiente relaxado.

 

 

Para brincar: escolha as alegres, como as cantigas de rodas.

Telefone: prefira com sons de natureza como o barulho da chuva ou canto dos pássaros.

Relógios: escolha os silenciosos, sem barulho de tique-taque.

Aromas:

 

Alecrim: transmite segurança e é bom para qualquer hora.

Erva-doce: ajuda na comunicação, bom para os tímidos.

Eucalipto: indicado para limpeza do quarto e elimina energias negativas.

Gerânio: estabiliza a energia das pessoas muito agitadas.

Lavanda: indicado para acalmar, ter bom sono e bons sonhos.

Limão: estimulante e elimina pensamentos negativos.

 

 

Atenção: os óleos essenciais são muito concentrados e devem ser bem diluídos em água. Não use os aromas estimulantes ou revigorantes no horário de dormir. Evite o uso de aromas se a criança tiver problemas respiratórios como bronquite, asma ou rinite. Espero que tenha gostado de saber da importância do Feng Shui na decoração de quarto infantil.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!