Fitness

Os 10 melhores suplementos para mulheres

Por Giovana Guido 16/03/2015

Uma dieta bem planejada, saudável e equilibrada irá oferecer todos os nutrientes que você necessita e praticamente todos em quantidades adequadas. Porém, atualmente é difícil encontrar pessoas disciplinadas o suficiente que sigam todas as regras de uma dieta 100% eficaz.

 

Por isso, a inclusão de suplementos na rotina irá ajudar a garantir que todos os nutrientes estejam sendo oferecidos ao corpo, melhorando sua saúde, disposição, forma física, queima de gordura, ganho de massa magra.

 

whey

Os suplementos devem ser utilizados por pessoas que não têm bons hábitos alimentares. Fonte: Shutterstock

 1- Ácidos graxos essenciais (AGE)

Essas substâncias garantem ao corpo feminino um equilíbrio na produção hormonal, potencializa a queima de gordura e ganho de massa, melhora a estética da pele, unhas e cabelos. Regula o funcionamento intestinal, protege o coração e ainda reduz inflamações do corpo (causadas pelos treinamentos e/ou excesso de gordura).  Onde encontrar? Nas cápsulas de óleos saudáveis: óleo de peixe (ômega 3), óleo de linhaça, de prímula, de borragem, entre outras.

 

suplementos1

Vitaminas do Complexo B são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo. Foto: Shutterstock

2- Complexo B

O complexo B é o conjunto de vitaminas responsáveis por organizar seu metabolismo. Quando essa vitamina está em baixa no organismo, você engorda mais rápido, queima menos gordura e tem dificuldade para ganhar massa. Então, para ter a garantia de que nenhuma faltará (B1, B2, B6, B12, etc.) a melhor saída é suplementar. Vegetarianas têm obrigatoriedade em suplementar.

 

3- Suplementos à base de glutamina

Se você tem uma rotina de treinamento mais pesada, a suplementação de glutamina se torna essencial. Ela é um aminoácido que ajuda na manutenção e aumento da massa magra e também cuida do seu sistema imunológico. A glutamina ajuda a anular o efeito catabólico contra seus músculos e pelo fato das mulheres terem um pouco de dificuldade em aumentar massa muscular, o uso é indispensável. Além de tudo, a glutamina melhora a saúde intestinal.

4- Vitamina C

Mantém o tecido conjuntivo saudável (pele, cabelos, unhas e cartilagens), melhora absorção de ferro, reduz danos dos radicais livres e ajuda a proteger o corpo durante o exercício. Também atua na produção e manutenção do colágeno, tem efeitos vasodilatadores e atua na defesa do sistema imune.

cháverde

O chá verde é um bom aliado no combate ao colesterol ruim. Foto: Shutterstock

5- Chá verde

A função antioxidante dessa planta (resultando na prevenção de câncer e adiamento da morte de células, por exemplo) é atribuída aos flavonoides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. O chá verde tem efeito termogênico: Seu conteúdo rico em cafeína ajuda a aumentar a temperatura do corpo, aumentando assim a ação termogênica e liberação de ácidos graxos no sangue para oxidação durante os exercícios.

whey2

O uso de suplementos ajuda a evitar a perda muscular. Foto: Shutterstock

6- Whey protein

As proteínas são responsáveis pela estrutura do corpo humano: ossos, pele, tecidos e músculos. Utilizar shakes de proteína ao longo do dia irá melhorar esses aspectos estruturais e ainda ajudar na queima de gordura. O melhor tipo de suplemento para esses objetivos é a whey protein (proteína do soro do leite) que é de rápida digestão e absorção, sacia, tem sabor doce (evita compulsões) e não pesa no estômago. A suplementação proteica também é indispensável para evitar o catabolismo (perda de massa magra). Ao evitar o catabolismo, a definição e tonicidade do corpo feminino ficam bem melhores!

7- Diuréticos naturais

Mulheres frequentemente apresentam quadros de inchaço/retenção e celulite, então, em conjunto com exercícios e dieta, nada melhor do que suplementos que ajudam na eliminação desses problemas: os diuréticos naturais, que podem ser manipulados e usados diariamente. Eles irão fazer com que você elimine o excesso de água que fica sob a pele na forma de urina.

 

bumbum

Uma rotina intensa de exercícios exige cuidados com a alimentação. Foto: Shutterstock

 

8- Glucosamina/Condroitina

Se você tem uma rotina intensa de exercícios, uma lesão no joelho, no quadril ou tornozelo pode afastá-la dos treinos e prejudicar seus resultados, então, nada melhor do que prevenir ou até mesmo tratar caso você já possua alguma dor ou problema articular. Esses dois produtos são responsáveis pela lubrificação e fortalecimento das juntas, além de reduzir alguma possível inflamação que exista, dando muito mais segurança na hora de treinar.

 

9- Fitoterápicos para dormir

Mulheres são naturalmente mais agitadas e ansiosas do que os homens, então, se não se cuidam, podem ter suas noites de sono prejudicadas e menos sono. Então, para não recorrer a drogas fortes, o uso dos fitoterápicos é uma ótima alternativa para noites de sono profundo e tranquilo.

 

10- Antioxidantes

Tomar um composto antioxidante ao dia irá garantir: unhas, cabelos e peles lindos, prevenção do envelhecimento e rugas, proteção da saúde, coração, visão e órgãos, prevenção de doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão, câncer e Alzheimer, melhora da disposição e energia e melhor rendimento esportivo, resumindo: só benefícios!

 

 

Giovana Guido6

Giovana Guido é a atual campeã paulista na categoria Bikini Fitness, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo nesta modalidade. Ela é parceira do Doutíssma e ensina como aliar uma boa dieta à prática de exercícios físicos. Foto: Benjamin Brignola.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!