Clínica Geral

Saiba como funciona o ciclo menstrual

Por Redação Doutíssima 16/03/2015

A menstruação está integrada à rotina da mulher da adolescência à maturidade, mas, ainda assim, nem todas sabem exatamente como funciona o ciclo menstrual. Em um período de 28 dias, o corpo passa por um turbilhão de transformações. Compreender como e por que elas ocorrem ajuda a passar por todas elas de maneira tranquila e saudável.

 

Como funciona o ciclo menstrual

Em geral, o período entre o primeiro dia de menstruação até a menstruação seguinte é de 28 dias. Mas algumas mulheres têm ciclos mais curtos, que variam de 21 a 23 dias, ou ciclos mais longos, de até 35 dias.

 

A seguir, acompanhe o funcionamento detalhado do ciclo menstrual e entenda as alterações que ele provoca no seu corpo. Para melhor compreensão, é adotado como base um ciclo de 28 dias, que é o mais comum.

como-funciona-o-ciclo-menstrual

Início do ciclo menstrual é de maior desconforto para a mulher. Foto: iStock, Getty Images

1. Primeiro dia

 

Esse é o primeiro dia de sangramento. Ele acontece porque há uma queda do estrogênio, hormônio que regula a ovulação e que é responsável pelas características femininas.

 

A diminuição desse hormônio é o que causa o mal-estar característico dessa fase. A sensação de carência, insônia e agitação são bastante comuns.

 

2. Sexto dia

 

Quando a menstruação para é que os hormônios recomeçam a sua função. O folículo-estimulante (FSH), que forma os óvulos, fica em alta lá pelo 10º dia. É nessa fase que a bolsa que contém os óvulos (folículos ovarianos) se desenvolvem.

 

3. 14º dia

 

Se você quer engravidar, é preciso notar a forma que funciona o ciclo menstrual. Isso porque é nessa fase que acontece o seu período fértil, que dura, em média, três dias.

 

O corpo está todo preparado para conceber uma nova vida. O óvulo sai do ovário e vai para o útero e a produção de estrogênio está a mil. Você se sente naturalmente mais sensual e sua disposição pode ser percebida a metros de distância.

 

4. 18º dia

 

Nesse período, a progesterona, hormônio produzido pelo útero, aumenta e chega ao ápice no 20º dia. Depois de se sentir feliz e sensual, é nessa fase que você fica mais cansada.

 

É necessário saber como funciona o ciclo menstrual para que, nesse período, você não se cobre tanto e saiba que essa “preguiça” repentina é absolutamente normal.

 

5. 24º dia

 

Se você não ficou grávida, é nessa fase que a progesterona, o estrogênio e o estradiol diminuem e acontece a famosa TPM (tensão pré-menstrual). Analise a maneira como funciona o ciclo menstrual e perceba que é nesse dia que começa a irritação, tristeza, raiva e diversas mudanças no seu humor.

 

Até a sua forma de pensar sobre um determinado assunto é afetada. Nessa fase, que dura em média quatro dias, o jeito é relaxar e saber que tudo é passageiro e que, em alguns dias, tudo estará bem novamente.

 

ciclo-menstrual

 

Por que nem sempre o ciclo menstrual funciona?

Segundo a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, exercícios físicos em excesso podem contribuir para a suspensão da menstruação em 2% a 5% das mulheres em fase reprodutiva (amenorreia). Esse distúrbio é bastante comum em mulheres com baixo peso, ginastas e bailarinas.

 

Porém, fatores como o uso prolongado de contraceptivo com progesterona, estresse emocional, tumores no útero, perda de peso repentina, fibrose cística a obesidade e outros distúrbios podem ser a causa da amenorreia e, por isso, devem ser investigados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!