Dança

Conheça os encantos da dança indiana

Por Redação Doutíssima 17/03/2015

Quem já viu filmes de Bollywood, sabe que a dança indiana está muito presente nos enredos. Porém, o que você provavelmente não sabe é que essa é uma maneira exótica e emocionante de conquistar aquele corpo em forma e, o mais importante, muito saudável.

 

Depois do sucesso de modalidades como a Zumba, o Ballet Fitness e a Dança do Ventre, você agora pode encontrar aulas de dança inspiradas na cultura indiana em várias academias especializadas pelo Brasil.

Essas aulas são encontradas com o nome de Bollywood – lembra do cinema? A dança das academia é uma mistura de filmes indianos populares, combinados com outros movimentos clássicos da versão tradicional.

danca indiana

Dança da cultura indiana pode ajudar a combater estresse e melhorar equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

Dança indiana faz bem à saúde

A dança clássica indiana sofreu uma série de mudanças ao longo dos séculos. Originária da cultura hindu, e totalmente ligada à espiritualidade, hoje em dia é possível ver a dança indiana moderna como uma união de várias influências.

A indústria de filmes Bollywood criou uma nova forma de dança, que aos poucos está conquistando adeptos em todas as partes do mundo.

Decidir fazer parte dessa tendência pode ser trazer muitos benefícios ao organismo. De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, a dança é capaz de melhorar e aumentar a capacidade de memória das pessoas.

Outro levantamento, publicado no Journal of Physiological Anthropology, indica que dançar é tão útil para perder peso e aumentar a capacidade aeróbica quanto modalidades como o ciclismo e a corrida. Não bastasse tudo isso, trata-se de uma ótima forma de socialização.

Mais benefícios da dança indiana

Além dos benefícios gerais associados a essa prática, a dança indiana pode trazer resultados mais específicos ainda. Confira os principais a seguir.

1. Estimular a coordenação e ritmo

Esse estilo de dança requer que o participante se envolva totalmente com as batidas musicais. Isso desenvolve o ritmo natural do corpo, bem como suas habilidades de equilíbrio e coordenação.

2. Desenvolve o exercício aeróbico

Essa modalidade é muito ativa e fornece ao corpo um grande exercício aeróbico, aumentando o suprimento de oxigênio nos músculos principais e, portanto, melhorando a resistência muscular ao longo do tempo.

3. Tonifica o corpo

Acompanhar as batidas expressivas da dança indiana fará com que seu corpo se movimente rapidamente. Isso é ótimo para queimar calorias e tonificar principais grupos musculares, como os músculos da panturrilha.

4. Aliviar o estresse

A dança tradicional indiana é alegre e divertida. Como resultado, ajuda a esquecer as suas preocupações, além de liberar endorfinas e serotoninas, hormônios que estão ligados ao bem estar.

Quem pode praticar  a modalidade?

Antes de iniciar as aulas, é necessário passar por uma avaliação médica para atestar a sua saúde. Os passos desse tipo de dança são simples, por isso, mesmo um aluno em nível iniciante não encontrará dificuldade em acompanhar a aula.

Você não precisa estar inserido na cultura indiana para frequentar as aulas. A dança indiana e, principalmente, a modalidade Bollywood, é projetada para qualquer pessoa e apresenta uma grande variedade de faixas etárias e de níveis de habilidade.

Quando se trata de roupas, não é necessário usar nada muito elaborado. Uma roupa confortável, específica para exercícios, é uma ótima opção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!