Cabelos

Quer mudar o visual? Veja 5 opções para cortar franja

Por Redação Doutíssima 17/03/2015

Renovar o visual é sempre um desejo feminino. Para dar aquela repaginada, cortar franja é uma decisão que pode ser difícil, considerando que, a depender do modelo escolhido, talvez demore um tempo para o cabelo voltar a crescer. E se não ficar bom?

 

Nessas horas, conhecer os tipos de franja e quais deles combinam com cada tipo de rosto pode ser fundamental para não errar na escolha.

Quero cortar franja, e agora?

Uma franja é capaz de tornar um corte de cabelo simples em um visual moderno e ousado. Além disso, pode ajudar a rejuvenescer, camuflar e ser muito versátil com a maioria dos formatos de rosto. O difícil pode ser é encontrar os tipos de franja adequados para a sua face e seu tipo de cabelo.

cortar franja

As franjas podem deixar o corte de cabelo mais moderno, ousado e jovem. Foto: iStock, Getty Images

Segundo o livro Encyclopedia of Hair: A Cultural History, nos anos 2000, a franja voltou à moda de um jeito diferente. Elas foram usadas – e ainda são – de acordo com o estilo individual de cada pessoa. Ou seja, cada mulher poderia cortar franja com estilos diferentes (curta, longa ou cacheada), mas ainda estaria na moda.

Os anos passaram, mas a regra permanece: se o seu objetivo é fazer com que o seu rosto redondo ou quadrado fique com uma aparência mais oval, é possível criar esse efeito somente ao cortar franja. Veja a seguir como fazer isso e quais tipos de franja mais indicados para você.

Sugestões para cortar franja

1. De lado

Atualmente, essa é uma das formas mais populares de cortar franja, provavelmente porque ela é versátil e combina com vários tipos de rosto, mas é indicada principalmente para quem tem uma feição mais arredondada ou quadrada, pois pode dar um efeito alongado à face.

2. Extremamente curtas

Há algum tempo, a cantora Beyoncé surpreendeu ao aparecer com uma franja curtíssima. Mas a aposta não foi no escuro, já que esse modelo cortado acima da sobrancelha é uma tendência forte para aquelas mulheres cheias de personalidade.

3. Retas

 

O corte em linha reta, que fica logo acima dos olhos, chama a atenção para o rosto e pode tirar alguns anos da sua feição.

cortar-franja

Franja reta é uma das opções preferidas entre as mulheres. Foto: iStock, Getty Images

4. Em forma de U

Esse tipo de franja traz um toque de elegância ao seu olhar. Muito parecida com as franjas retas, nesse modelo ela é cortada respeitando a forma de um U invertido. Ou seja, as laterais do cabelo são um pouco mais compridas do que o meio da franja. É ótima para rostos redondos, retangulares e ovais.

5. Assimétrica

Uma franja mais longa, com fios levemente desfiados e assimétricos é uma forma de tornar qualquer corte muito moderno. Ela pode ser uma ótima escolha para quem tem rosto redondo, ou para quem quer dar uma forma mais alongada ao visual.

Como escolher a sua franja

Qualquer tipo de cabelo aceita uma franja, mas se você tem o cabelo encaracolado, cacheado ou até mesmo crespo, prefira modelos mais longos, como as franjas laterais. Outra boa opção é a franja em forma de U.

Muitas mulheres que decidem cortar franja acabam não gostando do visual, já que o efeito não é o desejado. Mas a questão é que ela precisa de manutenção regular, ou seja, é preciso cortá-la periodicamente.

Também é preciso modelar essa parte do cabelo com o secador e uma escova redonda. Essa é uma ótima maneira de deixá-la sempre no lugar certo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!