Fitness

Você sabia que jiu jitsu emagrece? Saiba por que isso acontece

Por Redação Doutíssima 17/03/2015

A cada dia, mais evidências comprovam que o jiu jitsu emagrece. A arte marcial é uma ótima forma de queimar calorias, mas também pode ajudar a fortalecer o seu corpo e trazer muitos outros benefícios. Se você está a procura de um esporte completo, a modalidade apode ser uma opção realmente eficaz de treino.

Por que o jiu jitsu emagrece?

O esporte resulta em um exercício completo, já que é capaz tanto de ajudar a queimar muitas calorias, como também fortalece a musculatura do corpo. Em apenas uma aula, por exemplo, é possível ter um treinamento cardiovascular e também trabalhar o alongamento da musculatura, além de queimar em média 1.000 calorias.

jiu jitsu emagrece

Prática de jiu jitsu pode ajudar a melhorar o nível de concentração das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Se o fato de que o jiu jitsu emagrece não for suficiente, o treinamento regular do esporte vai ajudar a construir a sua força e resistência, além de aumentar a flexibilidade do corpo.

Os treinos de jiu jitsu requerem alto esforço físico, por isso, eles vão exigir bastante dedicação do praticante. Em compensação, é um exercício de baixo impacto para as articulações, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Mas o emagrecimento não é o único benefício físico do esporte para o corpo, já que também fornece um ótimo trabalho anaeróbico. Com isso, o organismo consegue manter o metabolismo acelerado durante e até mesmo após o treino, queimando a gordura corporal de maneira muito mais eficaz.

Jiu jitsu emagrece, mas tem outros benefícios

Que o jiu jitsu emagrece e fortalece o corpo você já sabe, mas o esporte ainda é capaz de trazer inúmeros outros benefícios. Segundo uma reportagem da Revista Graciemag, especializada em jiu jitsu, a modalidade pode trazer efeitos positivos para a saúde mental.

A publicação tem como base um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que concluiu que a prática de artes marciais contribui para melhorar o nível de concentração em crianças e jovens com transtorno de déficit de atenção.

Mas há características importantes do lutador que influenciam nos ganhos pelo esporte. Um lutador de jiu jitsu impaciente provavelmente não terá qualquer êxito nessa modalidade. Isso porque tempo e ritmo são vitais por trás da técnica.

Nesse contexto, a modalidade ajuda a trabalhar com a paciência e a autodisciplina, o que auxilia a reduzir o estresse. O melhor é que a atividade física regular pode reduzir o risco de várias doenças.

jiu-jitsu

Com orientação adequada, esporte só traz benefícios. Foto: iStock, Getty Images

História de sucesso

A noção de que o jiu jitsu emagrece entrou em evidência quando o lutador capixaba Ubirajara Jureves Esteves associou o seu emagrecimento ao esporte. Segundo ele, em dois anos foi possível eliminar 38 quilos, mantendo uma dieta saudável e treinando.

Além do peso, ele também já conquistou o título de campeão estadual de jiu jitsu, ficou em segundo lugar na liga profissional e obteve a terceira colocação em uma edição do Campeonato Brasileiro. Para isso, mantém o treino do esporte seis dias por semana.

Cuidados com a prática

Agora que você sabe que o jiu jitsu emagrece, saiba que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Porém, lembre-se que, independente da idade, é importante consultar um médico que irá avaliar a sua saúde antes de praticar qualquer tipo de atividade física.

Além disso, ao escolher uma aula dessa modalidade, procure sempre um profissional competente, de acordo com as qualificações das federações de jiu jitsu e que tenha todos os equipamentos de segurança necessários.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!