Você já deve ter ouvido falar em alimentos detox, mas sabe qual a função deles? Eles são aliados importantes dos rins e do fígado na limpeza e desintoxicação do organismo. Além de serem ótimos parceiros para quem quer perder alguns quilos indesejados.
Alimentos detox limpam o organismo
Para quem está de dieta, ou pretende entrar, os alimentos detox são essenciais em dois momentos. Primeiramente, na fase de adaptação. Essa etapa visa ajudar o corpo a mandar embora toxinas que estão no organismo e que foram consumidas em alimentos industrializados, açúcar refinado, fumo e álcool, por exemplo.
Num segundo momento, os alimentos detox ajudam na manutenção da dieta e também promovem a aceleração do metabolismo, o que contribui para a perda de peso mais rápida.
De acordo com o livro The Tao of Detox, de Daniel Reid, o mais importante em um programa de desintoxicação é o que você não come, pois são esse vilões que prejudicam a saúde do organismo.
Além da alimentação, outro item essencial e que ajuda a limpar o corpo é a água. Ela é o alimento detox mais poderoso. Com doses diárias de pelo menos dois litros, é possível conquistar o funcionamento perfeito de rins, fígado, pâncreas e coração, por exemplo.
Conheça 5 alimentos detox e veja como consumi-los
1. Gengibre
Essa raiz tem um gosto peculiar, que não agrada todo mundo. No entanto, ela faz muito bem para o fígado, agindo como um potente antioxidante. O preparo do gengibre também é bem variado. Ele pode ser usado como chá, na água para dar um gostinho ou ainda como tempero de frango, carnes e até misturado na salada.
2. Limão
O limão é tido como um dos alimentos detox mais potentes. Essa fruta tem ação alcalinizante, o que ajuda a neutralizar o pH do organismo, promove uma digestão melhor e atua de forma efetiva sobre o fígado, fazendo com que o órgão elimine certas toxinas mais rapidamente.
Quem tem problema no fígado, no entanto, deve evitar o consumo da fruta. O limão pode ser usado em sucos, preparo de tortas, como tempero de salada, substituindo o vinagre, ou ainda ser consumido puro.
3. Chá verde
O chá verde já é bem conhecido pelo seu poder de acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. Essa planta também tem o poder de ativar enzimas que promovem a metabolização de toxinas ruins no organismo.
Contendo bons níveis de potássio, ácido fólico, vitamina C, K, B1 e B2, o chá verde também tem cafeína. Mas fique alerta: se consumido em doses altas e à noite, ele pode prejudicar o sono.
4. Alho
O alho é um dos alimentos detox mais completos. Ele ajuda o fígado a liberar enzimas que atuam não só na limpeza do organismo, como também potencializa as defesas do corpo.
Esse bulbo tem ainda ação anti-inflamatória. Por isso, quando sua avó disser para beber chá de alho, não fique tão relutante. Se preferir, pode incorporá-lo à sua dieta diária.
5. Abacaxi
O abacaxi é um poderoso diurético, pois promove o bom funcionamento dos rins. A fruta também tem boa quantidade de fibras e ajuda a equilibrar o colesterol. O abacaxi pode ser consumido puro, em sucos, doces e até com carnes, como a de porco, por exemplo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!