Homens

Óculos escuros: para cada tipo de rosto, um modelo ideal

Por Redação Doutíssima 18/03/2015

Que homem nunca se sentiu mais poderoso usando óculos escuros? Pode soar engraçado, mas por trás das lentes de diversos modelos, materiais e formatos, muitos se veem mais atraentes e confiantes. E olha que isso não é uma teoria de filme americano, mas um estudo realizado na Universidade de Nottingham Trent , na Inglaterra.

Óculos escuros são atraentes

O estudo que virou livro em 2015 (Cool Shades: The History and Meaning of Sunglasses) confirma as suspeitas que todos têm quando provam óculos escuros. Ao que parece, as pessoas realmente ficam mais atraentes – e ,consequentemente, mais confiantes.

 

A autora da obra, Vanessa Brown, elenca três motivos para essa sensação: o rosto fica mais simétrico, eles dão um ar de mistério e têm história relacionada ao glamour e elegância. Por isso, você pode apostar em um bom par de óculos escuros sem medo. Mas algumas dicas podem ajudar a ter mais sucesso.

oculos-escuros

Escolha dos óculos deve levar em conta o estilo e o formato do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Formato do rosto e óculos escuros

1. Rosto quadrado

É aquele em que a testa e o queixo são largos e possui uma linha quase reta com a mandíbula. Como esse formato de rosto tem traços bem definidos e fortes, é legal suavizar o visual, usando modelos com armações mais arredondadas. Opções são os modelos aviador, D-frame e Wayfarer.

 

2. Rosto redondo

Um rosto redondo é aquele de face larga, queixo e testa curtos e curvas arredondadas. Esse formato de rosto pede óculos que permitam um contraste no visual, por isso, modelos mais quadrados ou retangulares caem super bem e deixam o rosto com aparência mais larga. Opções são os modelos Wayfarer, Round Frame Sunglasses e Aviador.

3. Rosto triangular

Testa larga e queixo estreito são características que definem o rosto triangular. Para esse formato de rosto, os óculos indicados são os quadrados e de pontas arredondas, como os modelos Aviador e D-frame.

 

4. Rosto retangular

O rosto retangular é muito parecido com o quadrado, no entanto, pode ser um pouco mais largo ou mais comprido. Nessa lógica, os modelos que ficam mais harmoniosos nesse formato de rosto são aqueles de quinas mais arredondadas.

Esqueça os óculos escuros de formatos geométricos e lentes muito chamativas e cuidado com as armações muito largas. Elas não devem ultrapassar a largura do rosto. Modelos indicados são Aviador e D-frame.

5. Rosto oval

O rosto oval é aquele de maxilar mais estreito do que nas têmporas e com a linha do cabelo mais arredondada. Esse formato de rosto fica bem com todos os modelos.

A dica é evitar armações pesadas, como as de fios largos, e que cubram as sobrancelhas e os modelos muito pequenos. De resto, é experimentar e levar. Os modelos incluem Aviador, D-frame, Round Frame Sunglasses, Wayfarer e Wrap-around.

Óculos devem combinar com você

Não adianta de nada ter um belo par de óculos escuros se ele não combina com seu estilo. A escolha do modelo também deve levar em consideração a personalidade e o biótipo da pessoa. Por exemplo, homens de barba e bigode devem optar por modelos mais simples, que não chamem tanto a atenção.

Já os carecas, podem abusar um pouco mais. Para aqueles que têm os olhos mais juntos, o ideal são os óculos com armações mais claras, que dão a impressão de rosto mais largo. Mas o melhor é escolher um modelo que deixe à vontade e fique firme no rosto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!