Cabelos

Saiba tudo sobre cabelos cacheados e dê atenção especial aos fios

Por Redação Doutíssima 18/03/2015

No país dos cachos, muitas mulheres ainda não conhecem tudo sobre cabelos crespos. Por muito tempo, os fios retos foram unanimidade, mas você sabia que a tendência mudou? Agora, a aposta é assumir os fios cacheados. Mas para conseguir um visual natural incrível, esse tipo de cabelo exige alguns cuidados específicos.

 

Se você tem cabelo cacheado, saiba que não é a única mulher que vai precisar dar atenção especial aos fios. De acordo com uma pesquisa de 2012, realizada pela Unilever, 51,4% das brasileiras têm naturalmente cabelos cacheados ou crespos, constatando que o Brasil é realmente o país dos cachos. Viu como você não está sozinha?

tudo sobre cabelos

Cabelos cacheados exigem cuidados específicos para manter a hidratação dos fios. Foto: iStock, Getty Images

Tudo sobre cabelos cacheados

Cada tipo de cabelo tem as suas características próprias. O cabelo cacheado, por exemplo, é particularmente complexo porque a fibra de cada indivíduo tem o seu próprio padrão de ondulação. Como a maioria dos tipos de cabelo, o cabelo cacheado pode ter uma textura fina, média ou grossa.

O que existe em comum é que o fio cacheado ou crespo é realmente muito frágil e o formato dele oferece menos resistência a qualquer tipo de ação sobre eles, como pentear. Além disso, sofrem com a falta de umidade em sua estrutura.

 

Portanto, é preciso compreender tudo sobre cabelos para realmente ter um cabelo cacheado e bonito.

 

Hidratação para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados são mais secos, já que não conseguem absorver a oleosidade natural do couro cabeludo. A oleosidade é produzida no bulbo, que fica na raiz dos fios e, então, vai hidratando até as pontas.

No cabelo liso, esse processo acontece sem maiores dificuldades, mas, no cabelo com cachos, essa oleosidade pode não chegar até as pontas.

Nesses casos, ao saber tudo sobre cabelos cacheados, você deve entender a importância em apostar nos produtos para hidratar e nutrir os fios. Produtos de hidratação são aqueles que repõem a umidade do cabelo, como ceramidas, aloe vera, D-pantenol e vitaminas.

Já para a nutrição, é possível usar produtos ou ingredientes naturais à base de óleos, como argan, oliva e karité. Lembre-se, porém, de sempre verificar com um profissional as necessidades do seu cabelo antes de usar qualquer produto.

oleo-de-argan

Óleo de argan: um poderoso aliado dos cabelos cacheados. Foto: iStock, Getty Images

Corte de cabelo certo

Para conhecer tudo sobre cabelos cacheados e mantê-los saudáveis e hidratados, você precisa escolher o corte de cabelo correto. Esse corte vai depender do seu gosto, formato de rosto e estilo.

O corte para cabelos cacheados pode ser do comprimento que você desejar. Não tenha medo de apostar no estilo curto ou comprido. Tudo depende de você se sentir bem e feliz.

Só que há uma dica muito importante quando se fala em tudo sobre cabelos cacheados: fuja dos cortes retos, pois eles não dão definição, nem movimento.

 

Os cortes repicados e em camadas são ótimas opções, já que deixam os cachos mais evidentes e com movimento. Converse com um profissional para ver que estilo combina melhor com o seu rosto.

Tudo sobre cabelos cacheados: mais dicas

Use itens específicos para o seu tipo de cabelo e invista em bons produtos hidratantes e de nutrição para os fios.

Procure não usar secador para não ressecar os fios e não ocasionar o frizz. Mas, se ele for necessário, use um difusor para manter a forma dos cachos.

Não use escovas em seu cabelo e prefira pentes de dentes largos para não acabar com a sua forma natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!