Estética

Descubra o que fazer para acabar com as rugas na testa

Por Redação Doutíssima 18/03/2015

Você ficaria sem sorrir parar acabar com as rugas na testa? Em fevereiro de 2015, o mundo ficou surpreso com o caso da britânica Tess Christian que, dos seus 50 anos, passou 40 sem sorrir para evitar as linhas de expressão. De fato, muitas são as mulheres que buscam soluções mágicas para livrar-se das imperfeições na pele, mas não é preciso radicalizar.

 

Você não precisa abrir mão de uma boa gargalhada com os amigos para acabar com as rugas que insistem em aparecer na testa. Você pode seguir algumas indicações e viver feliz, atenuando os efeitos da idade com alegria. Quer saber como?

 

rugas-na-testa

Cuidados para prevenir as rugas devem começar desde cedo. Fotos: iStock, Getty Images

O que causa as rugas na testa?

 

É comprovado que as expressões faciais, ao longo dos anos, causam os vincos na pele e consequentemente, as rugas na testa. Porém, não levam a culpa sozinhas nesse resultado. As pequenas linhas podem ser agravadas pela exposição ao sol, sobretudo se for sem o uso de filtro solar.

O cigarro também contribui para o aparecimento das rugas, porque quebra as fibras de colágeno e faz a pele ficar mais enrugada.

 

Fatores genéticos também influenciam na sua pele. Em geral, peles mais oleosas tendem a ter menos rugas, assim com a pele negra.

Hábitos não saudáveis, como dormir mal, estar sempre sob estresse e preocupação e se alimentar de forma errada são fatores que aceleram o envelhecimento e as rugas na testa.

Tratamento para rugas na testa

A medicina estética tem avançado de maneira que as intervenções cirúrgicas se tornam cada vez menos necessárias. Confira a seguir três opções para tratar as rugas na testa e conquistar a aparência que tanto deseja.

1. Laser CO2 Fracionado (SmartXide Dot)

Esse laser atinge as camadas da pele nas quais ficam o colágeno. Promove um efeito peeling, estimula a produção de colágeno e atenua as rugas mais profundas. O resultado é uma pele mais firme e bonita.

 

rugas-na-testa

2. Ginástica facial

Embora sem comprovação científica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse método se torna uma alternativa para ações anti-idade agressivas. Usada inicialmente para pessoas com paralisia facial, a técnica passou a ser consumida para fins estéticos.

Roseli Siqueira, esteticista reconhecida por enaltecer os métodos naturais, em seu livro Beleza Natural, dá dicas de automassagem e exercícios que podem ser feitos em casa por cerca de 20 minutos por dia. Os movimentos estimulam a circulação e fazem com que a pele fique mais firme e resistente.

 

rugas-na-testa

Mas nada de ficar fazendo caretas na frente do espelho. Esses movimentos devem ser orientados por um profissional ou podem causar o efeito contrário, aumentando ainda mais as rugas na testa.

Dentro da própria Sociedade de Dermatologia, há controvérsia entre profissionais sobre o método. Alguns acreditam que a ginástica facial, mesmo sendo orientada, pode prejudicar as funções da pele e sua aparência.

3. Aplicação de botox

Dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), apontam que, em 2013, o mundo contabilizou 11.874.937  procedimentos de aplicação de botox (toxina butolínica). O Brasil ficou com 5,5% desse total, atrás apenas dos Estados Unidos, com 21,4%.

 

rugas-na-testa

Muito popular, o método tem se mostrado cada vez mais seguro e eficaz contra rugas na testa. O procedimento consiste em aplicar, com uma agulha, a toxina que bloqueia a liberação de acetilcolina, o que paralisa o músculo e elimina as linhas de expressão.

Mesmo com o avanço tecnológico, não é recomendado como prevenção, mas sim como combate às rugas. Portanto, jovens devem protelar seu uso para quando realmente for necessário. E não se esqueça: sempre procure orientação personalizada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!