Especialidades > Uncategorized

Dormir pouco causa obesidade na adolescência

Por Claudia Mercier 19/03/2015

A obesidade na adolescência também está ligada à diminuição das horas dormidas durante a noite. Uma simples variação de mais ou menos uma hora de sono leva ao consumo adicional de 201 calorias, é o que revela um estudo apresentado durante uma reunião da Associação Americana do Coração.

 

Nutricionistas explicam que a falta de regularidade no sono faz com que o corpo entre em um estado de estresse permanente, liberando um hormônio chamado cortisol. Quando as taxas desse hormônio estão altas no sangue são desencadeados sintomas como perda de massa muscular e aumento de peso.

 

obesidade adolescência

Cerca de 201 calorias são ingeridas pelos adolescentes a cada uma hora a menos de sono. Foto: Shutterstock

 

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, acompanharam 342 adolescentes, com 17 anos de idade. Os participantes do estudo receberam uma pulseira para medir os seus ciclos de atividade ao longo de sete dias.

 

Em paralelo, os jovens responderam a um questionário sobre seus hábitos alimentares. Entre o grupo estudado, foi possível constatar que os adolescentes dormiam uma média de 7 horas por noite, o que já é uma hora a menos do que o mínimo recomendado.

 

O estudo revelou ainda que os jovens nesta faixa etária tendem a dormir menos e de forma irregular. Para explicar estes resultados, os pesquisadores abordaram duas hipóteses: em primeiro lugar, os adolescentes passam por mudanças hormonais.

 

A segunda, é que quando os adolescentes dormem pouco o risco de consumir alimentos à noite aumenta em 10 vezes. Também foi verificado que adolescentes com esses hábitos têm sonolência no dia seguinte, principalmente durante o período escolar.

 

adolescência3

Os efeitos das horas não dormidas são refletidos nos estudos. Foto: Shutterstock

 Horas de sono na adolescência

De acordo com a National Sleep Fundation (NSF), uma organização não-governamental sediada nos Estados Unidos,  as necessidades de sono variam de acordo com as idades e são especialmente afetadas pelo estilo de vida e saúde.  A fundação publicou rescentemente um estudo sobre a quantidade de sono necessária em cada faixa etária. As horas de sono dos adolescentes, entre 14 e 17 anos, devem ser de 8 a 10 horas por noite.

 

sono adolescência

Adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir de 8 a 10 horas por noite. Foto: Shutterstock

Dicas para dormir bem

Se você tem problemas para dormir, evite cochilos, especialmente no período da tarde. De acordo com a National Sleep Fundation, a prática de exercícios físicos diários é fundamental para uma boa noite de sono. Uma outra dica da NSF é preparar o seu quarto para ter um ambiente aconchegante.

 

Elimine possíveis entradas de barulho e de luminosidade. Considere o uso de cortinas blackout, máscaras de olho, protetor auricular, umidificadores, ventiladores e outros dispositivos.

 

Seu corpo precisa de tempo para mudar para o modo de suspensão, utilize a última hora antes de dormir para fazer uma atividade relaxante, como a leitura, por exemplo.

 

Para algumas pessoas, o uso de dispositivos eletrônicos, como um laptop pode adiar a vontade de dormir, porque o tipo de luz que emana das telas desses dispositivos ativa o cérebro. Se você tem problemas para dormir, evite os aparelhos eletrônicos .

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!