Saúde

Furúnculo: veja como ficar longe desta infecção

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

Você sabe o que é furúnculo? Trata-se de uma infecção bacteriana na pele causada por Staphylococcus aureus. Essa bactéria compromete a estrutura do pelo, da glândula sebácea e do tecido cutâneo dessa região.

 

Uma das principais características é a formação de uma nódulo vermelho no local e quando apresenta uma parte amarelada é porque há a presença de pus nesse nódulo.

furunculo

Infecção bacteriana ocasiona formação de nódulos vermelhos. Foto: iStock, Getty Images

Por que e onde o furúnculo ocorre?

O furúnculo acontece principalmente em regiões do corpo que ficam expostas por mais tempo à umidade e atrito. Substâncias gordurosas também podem facilitar o aparecimento dessa infecção na pele. As regiões mais comumente atingidas são o rosto, pescoço, axilas, coxas e nádegas.

principal sinal dessa infecção é o nódulo avermelhado e com a parte central com pus dando uma coloração amarela para essa região. A dor é resultado do acúmulo de pus e esse desconforto só cessa quando o furúnculo rompe naturalmente ou cirurgicamente e o pus é liberado.

Normalmente, a evolução dessa infecção é benigna, mas ainda assim exige cuidados. Veja algumas situação que merecem atenção:

1. Nariz e ouvido

Toda e qualquer infecção bacteriana merece atenção especial. Quando essa infecção se instala em regiões como ao redor do ouvido e próxima do nariz é necessário ficar ainda mais atento.

Essas regiões são irrigadas por vasos sanguíneos que fazem ligação direta com o cérebro. Essa bactéria, ao cair na corrente sanguínea, pode se alojar na estrutura óssea e no coração e, dessa forma, provocar maiores complicações no quadro clínico.

2. Nuca

Quando a infecção não produz apenas um nódulo avermelhado e com pus, mas atinge uma grande região, formando um bloco repleto de nódulos e pus e uma lesão com maior profundidade. Essa lesão, mais frequentemente, ocorre na região da nuca.

3. Outra estrutura

Quando a bactéria, ao ser expelida com o pus, acaba atingindo outras estruturas foliculares e provoca lesões características dessa bactéria.

Diagnóstico e tratamento do furúnculo

Procure um médico dermatologista se perceber a formação de furúnculo em sua pele. Em alguns casos mais específicos, é utilizado exame laboratorial de cultura para um diagnóstico mais preciso. Entretanto, um exame dermatológico simples pode identificar que a bactéria causadora dessa infecção é a Staphylococcus aureus.

Em hipótese alguma se deve espremer uma infecção desse tipo. Expor a região ao calor acelera o processo de rompimento espontâneo. Em alguns casos, o tratamento exige a ingestão de antibióticos, mas não se esqueça que esses remédio só podem ser indicados pelo médico responsável pelo tratamento.

Automedicação, nesses casos de infecção bacteriana, pode fazer com que a bactéria desenvolva resistência ao tratamento realizado com antibióticos.

Como evitar a infecção?

Para evitar o furúnculo, é necessário manter a higiene das mãos em dia. Também é necessário evitar roupas que ficam muito justas ao corpo por conta do atrito excessivo na pele.

Outra opção para prevenção é optar por roupas que não dificultem a evaporação do suor da pele. As roupas de cama também merecem um cuidado especial quanto a higiene.

Uma dica, em especial para as mulheres, é que a pele precisa respirar livremente pelo menos à noite. Então, evite dormir de maquiagem. Isso pode causar entupimento dos poros e, por fim, desenvolver lesões na pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!