Fertilidade

Saiba mais sobre as probabilidades de engravidar de gêmeos

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

A alegria de engravidar de gêmeos foi compartilhada por Luana Piovani em março de 2015. Sua segunda gestação, primeira múltipla, causou surpresa até na própria atriz de 38 anos, já que é o primeiro caso na família.

 

A gravidez de duas crianças sempre vem permeada por mitos e crenças populares, sobretudo em relação à probabilidade da mãe dar à luz a duas ou mais crianças. Conheça os fatores que ditam sobre a possibilidade de uma mulher engravidar de gêmeos.

engravidar-de-gemeos

Fatores genéticos podem ajudar a explicar a gravidez de gêmeos. Fotos: iStock, Getty Images

O que aumenta a chance de engravidar de gêmeos?

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , dos Estados Unidos, uma em cada 40 crianças no mundo é gêmea. Ou seja, essa alegria dupla – ou às vezes tripla – não é tão rara. A isso, são atribuídos diversos fatores, sobretudo, os avanços da medicina para ajudar a mulher a engravidar. Confira os principais fatores que incidem sobre essa condição:

1. Fertilização in vitro (FIV)

Quando a genética parece não estar a favor da futura mamãe, muitos casais procuram métodos de reprodução assistida, o que, naturalmente, aumenta as chances de engravidar de gêmeos.

Nesse procedimento, há a transferência de mais de um óvulo para o útero com o objetivo de garantir a FIV de pelo menos um deles.

engravidar-de-gemeos

No Brasil, a fertilização in vitro permite que o número de óvulos transferidos aumente de acordo com a idade da mulher: até dois para aquelas que têm até 35 anos, três para as que estão entre 35 e 39 e quatro para as acima de 40.

Segundo o CDC, em dados divulgados em 2012, o método de reprodução assistida era responsável por dois terços das gestações de gêmeos.

2. Gêmeos na família

Esse fator ainda é um dos mais relevantes na hora de trazer pares de bebês ao mundo. Segundo especialistas do Programa de Reprodução Assistida da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quanto mais gêmeos na família, maior é a chance de gravidez gemelar. O mesmo para parentes de primeiro e segundo graus.

engravidar-de-gemeos

Teoricamente, a genética também aumenta a chance de a mulher engravidar de gêmeos caso ela seja afrodescendente. Se for oriental, as chances são mais raras.

3. Idade da mulher

Vem da Holanda, da Universidade Livre de Amsterdam, uma pesquisa realizada com 500 mulheres, em 2006, que concluiu que nos ciclos reprodutivos das mulheres entre 38 e 48 anos, a chance de ter gêmeos é maior.

engravidar-de-gemeos

A explicação está no fato de que é nessa fase que aumenta a probabilidade de a mulher produzir mais óvulos no mesmo ciclo por conta do hormônio FSH. Essa substância é responsável por estimular os folículos, que é onde ficam os óvulos.

Engravidar de gêmeos tem riscos

Estima-se que cerca de 30% dos nascimentos de gêmeos são prematuros e, nas gestações de gêmeos idênticos (univitelinos), esse número aumenta para 85%.

Segundo dados do Laboratório de Genética da Universidade Católica de Pelotas, a mortalidade nesse tipo de parto também é mais alta. Para gêmeos, é quatro vezes maior e para trigêmeos, seis.

Para a mamãe, engravidar de gêmeos aumenta o risco de hemorragia e hipertensão. Por esse motivo, quanto mais crianças ela carregar no útero, mais cuidado ela deve ter.

A gestante não deve se descuidar da alimentação e de todos os procedimentos que envolvem o pré-natal, para ter uma gestação tranquila e com menos riscos para os seus filhos, sejam eles quantos forem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!