Filhos

Confira 10 dicas de como educar seus filhos

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

Quem é mãe ou pai, já sabe: o mundo moderno traz uma série de desafios quando o assunto é lições que passamos para as crianças. Como educar os filhos em uma sociedade que assume uma nova postura, onde informações caem como tempestades em terra seca, sem tempo para absorver cada passo evoluído? Se essa é uma questão que também preocupa você, confira algumas dicas que podem ajudar bastante na tarefa.

Como educar os filhos com tanta informação

 

O que resulta desse liquidificador de informação, tecnologias e falta de aproximação dos pais, muitas vezes, são posts nada bons nas redes sociais. Um exemplo é o vídeo divulgado em 2015 na internet. Nele, a mãe aparecia batendo no filho de 15 anos, pois ele havia filmado momentos íntimos da ex-namorada.

 

como educar os filhos

Os pais assumem papel importante na educação dos filhos no ambiente familiar. Foto: Shutterstock

 

Tanto a atitude da mãe de bater, como a do menino de divulgar imagens íntimas podem ser consideradas crimes. A dela pela Lei da Palmada, e a dele pela Lei dos Crimes Cibernéticos. Certamente, crimes não são uma lição que pai algum quer passar para seu filho.

Além dessa questão preocupante, muitas vezes, as crianças e jovens não sabem o que fazer com tanta informação que recebem. E os pais seguem se perguntando: “Onde foi que eu errei?”.

 

Apenas 12% dos pais, segundo a pesquisa Atitudes pela Educação, divulgada pelo movimento Todos pela Educação em 2014, consideravam-se próximos dos filhos no aspecto da educação familar e escolar. Esse pode ser um alerta importante para hora de mudanças.

Aprenda como educar os filhos em 10 dicas

 

Para aliviar essa carga, separamos 10 dicas que vão ajudar você nessa jornada nada fácil. Confira:

 

1. Como educar os filhos na escola

É no ambiente escolar que seu filho vai aprender, pela primeira vez, o sentimento de privacidade. Respeite isso, cobre resultados, acompanhe o desempenho, mas não exagere na pressão.

 

2. As responsabilidades em casa

Seu filho precisa ter responsabilidades dentro de casa, desde pequeno, e arcar com as consequências dos seus atos.

 

3. Oriente a resolver seus problemas

Estimule seu filho a resolver questões e pensar por si mesmo. Educar os filhos também inclui ensiná-los a pensar.

 

4. Estimule o filho à leitura

Ao ir ao shopping, aproveite e delicie-se com ele em uma livraria e estimule essa prática desde pequeno. Se na escola ele tem conhecimento, em um bom livro ele aprende a refletir.

 

como-educar-os-filhos

Estimular a leitura é atitude inteligente e que gera bons resultados. Foto: iStock, Getty Images

 

5. Pratique com os filhos a disciplina

Não há aprendizado com maior utilidade do que a disciplina. Ela vai ensinar seu filho a manter uma meta sem desviar a atenção ou perder a motivação.

 

6. Deixe ele se “virar” sozinho

O mais cedo possível, é bom colocar seu filho para se virar sozinho, para ensiná-lo a ser independente e autônomo.

 

7. Incentive as tarefas em equipe

Educar os filhos, principalmente se você tem mais de um, tem um gosto especial quando você incentiva tarefas em equipe. Aí você prepara seu filho para ser um profissional competente.

 

8. Ensine seu filho a ganhar e perder

Jogos e brincadeiras coletivas são a oportunidade perfeita para ensinar a importância de saber ganhar e perder com respeito e responsabilidade.

 

como-educar-os-filhos

Competição ensina a criança a lidar com derrotas e vitórias. Foto: iStock, Getty Images

 

9. Incentive-o a questionar

Incentive seu filho a questionar e ouça seu ponto de vista. Lembre-se que a criança que questiona é uma criança curiosa.

 

10. O exemplo

Por fim, o mais básico e mais importante item dessa relação de como educar os filhos: o exemplo. É por meio dele que você vai poder não só ensinar, mas também cobrar posturas de seus filhos.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!