Bem-Estar > Motivação

Veja 10 dicas para ser feliz e dê novo sentido à sua vida

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

Estamos prestes a comemorar o Dia Internacional da Felicidade, em 20 de março. Você conhecia essa data? Ela foi instituída no Butão, pequeno reino do Himalaia que promove o bem-estar acima de tudo. Mas será possível encontrar a tal da felicidade? Não existe receita mágica, mas podemos seguir algumas dicas para ser feliz um pouquinho a cada dia.

 

Uma coisa é certa: essa jornada requer algum esforço. Antes de conhecer as dicas para ser feliz, então, jogue a preguiça para o alto e se determine a mudar de vida. No mais, siga as 10 dicas que separamos para você e faça bom proveito dessa tal felicidade.

dicas para ser feliz

É possível encontrar a felicidade pouco a pouco, em pequenas doses diárias. Fotos: iStock, Getty Images

Conheça e pratique 10 dicas para ser feliz

1. Medite

ser-feliz

Esvaziar o cérebro pode fazer você mais feliz. Uma pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, concluiu que, depois de um curso de meditação, os cérebros dos voluntários pareceram reprogramados para a felicidade: aumentaram as atividades associadas à compaixão e diminuiu o estresse.

 

2. Seja grato

ser-feliz

Entre as dicas para ser feliz, essa é uma das mais eficazes. O sentimento de gratidão, por si só, já aumenta a satisfação com a vida. Anote, diariamente, três coisas pelas quais ficou grato naquele dia. Estudos comprovam que o hábito provoca melhora no humor e bem-estar geral.

 

3. Seja solidário

ser-feliz

Pesquisas com dois grupos de pessoas que faziam trabalho voluntário mostraram que o grupo que foi obrigado a parar com a atividade passou a mostrar um nível menor de satisfação com a vida.

 

4. Alimente-se da forma correta

ser-feliz

Essa está entre as dicas para ser feliz mais prazerosas. Inclua na dieta alimentos que aumentam a liberação da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Nessa categoria, estão incluídos banana, abacate, mel, nozes, tofu, salmão, gérmen de trigo, canela, lentilha e chá verde.

 

5. Acorde cedo todos os dias

ser-feliz

Uma pesquisa publicada em maio de 2012 pela Universidade de Toronto, no Canadá, identificou que a rotina de acordar cedo faz com que se durma mais cedo, estimulando o relógio biológico ao relaxamento.

 

6. Pratique exercícios físicos e a sua fé

ser-feliz

Um estudo publicado pelo Journal of Economic Psychology, apontou que exercício e religião nos fazem contentes e induzem a pequenos impulsos de felicidade e bem-estar. São momentos que contribuem continuamente para o prazer.

 

7. Fuja do tédio

ser-feliz

Se você está atrás de dicas para ser feliz, obviamente vai precisar livrar-se de dias tediosos. Felicidade não tem a ver com o tédio. A dica aí é substituir a televisão por algo que exercite sua criatividade, uma caminhada, uma corrida, um trabalho voluntário. Estabeleça metas e mantenha-se ocupado.

 

8. Seja gentil

ser-feliz

Simples práticas diárias transformam a nossa bioquímica e acalmam nossas mentes. Isso faz com que sejamos mais felizes, irradiando energia positiva e, com isso, melhorando nosso ambiente.

 

9. Posições expansivas

ser-feliz

Evite os ombros caídos. Estique bem a lombar e abra o peito. Pesquisas apontam que ficar em posições retraídas atrai sentimentos negativos. Já em posições expansivas conseguimos melhorar a energia.

 

10. Esqueça o dinheiro

ser-feliz

Foi comprovado cientificamente que dinheiro não traz, mesmo, a felicidade. Estudos das Universidades de Warwick e Minnesota, nos Estados Unidos, comprovaram que dinheiro não só não traz felicidade, como é capaz de diminuir os pensamentos felizes. Foram observadas na pesquisa pessoas com salário alto.

 

Que tal praticar essas dicas para ser feliz agora mesmo?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!