Motivação

Veja 7 dicas para ter mais motivação no trabalho

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

Pensar na sua motivação no trabalho é muito importante, já que a maioria das pessoas passa muito mais tempo no emprego do que envolvida com atividades da vida pessoal. Você já se perguntou sobre isso ou há muito tempo faz tudo no piloto automático?

 

Se o piloto automático for o seu caso, saiba que existem maneiras para que a motivação seja seu melhor colega de trabalho e, dessa forma, dar a você novas perspectivas para a sua vida profissional.

motivacao no trabalho

Aprender e não desistir dos seus sonhos são alternativas para se sentir motivado. Foto: iStock, Getty Images

Para ter motivação no trabalho, é importante evoluir

1. Aprenda sempre

Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pelas empresas Cristina Panella Planejamento e Pesquisa e LeadPix Survey, o que traz motivação no trabalho para 39% dos trabalhadores brasileiros entrevistados, são as experiências aprendidas.

Se a sua empresa oferece cursos, palestras e atividades extras que visam seu crescimento profissional ou lazer, participe do maior número que conseguir. Obter conhecimento e poder aplicá-lo no âmbito profissional pode ser o potencializador que faltava para que você alcance a motivação no trabalho de que tanto precisa.

2. Trabalhe em projetos que façam sentido para você

Muitas pessoas passam a vida tendo a certeza de que podem desenvolver outra atividade dentro da empresa, mas sem nunca expor essa possibilidade para os superiores. Estude bastante sobre ela e, sempre que tiver oportunidade, apresente novas ideias nessa área.

3. Não trabalhe apenas por dinheiro

Se é um salário melhor que está impedindo você de fazer o que realmente gosta dentro da empresa, repense na possibilidade de ganhar menos, mas ser mais feliz. Bem-estar, a longo prazo, deve ser sempre considerado quando o assunto é motivação no trabalho.

4. Seja criativo

A criatividade pode estar nas mínimas ações: desde variar o modo e o caminho pelo qual você vai para o trabalho, se for possível, até a fazer sua atividade. Procure conhecer seus colegas de trabalho, o que gostam e o que fazem em seus momentos de lazer e tenha sempre uma boa conversa para trocar experiências com eles.

5. Nunca abandone seus sonhos

Se você é um advogado, mas o que gostaria mesmo era ser um guitarrista, não precisa largar sua profissão atual para se tornar um músico. Aprenda a tocar guitarra nas horas vagas, conheça pessoas no seu trabalho que têm o mesmo interesse e crie afinidades.

Motivação no trabalho: questão de saúde

Fique atento a sintomas como ansiedade, tristeza, medo e melancolia, para que não atrapalhem sua vida pessoal e saúde. Confira mais duas dicas fundamentais:

 

1. Não deixe a depressão tomar conta de você

Se sentir desmotivado de vez em quando pode ser normal, porém, se isso já entrou para a sua rotina é porque algo vai errado. Procurar ajuda profissional no início desse ciclo é bastante importante para garantir seu bem estar mental e físico. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

2. Não tenha medo de mudar

Muitos, sobretudo funcionários públicos, por terem estabilidade, podem se acomodar em um emprego que nada tem a ver com as suas vidas e, assim, enterrarem seus sonhos e desejos de mudança.

A estabilidade não pode ser uma âncora para que você não aporte em outro projeto. Encontre meios de buscar o que realmente dá motivação no trabalho e, quando encontrar, não tenha dúvida de que está no caminho certo e parta para uma nova jornada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!