Nutrição > Receitas

Aprenda 2 saborosas receitas de smoothie detox

Por Redação Doutíssima 20/03/2015

Você já ouviu falar em smoothie detox? Trata-se de uma bebida que pode ser preparada com uma variedade grande de frutas, chás e que sempre leva pedras de gelo. Batida no liquidificador, fica com aspecto macio e leve, assim como o nome sugere – smoothie vem do inglês e significa macio.

Um smoothie detox, geralmente preparado com ingredientes que têm o poder de fazer aquela faxina no organismo, é ótimo para começar o dia e também é indicado para quem exagerou no final de semana e quer começar a buscar o equilíbrio na segunda-feira.

A bebida também pode servir de sobremesa gelada nos dias mais quentes. Como é leve, combina super bem com dias de temperatura mais alta.

 

smoothie-detox

Smoothie tem baixo teor calórico e se destaca também pelo sabor refrescante. Fotos: iStock, Getty Images

Smoothie detox é rico em nutrientes

 

A qualidade de um smoothie detox vai depender dos produtos usados no seu preparo, mas, quando preparado com ingredientes bem selecionados pode ser uma fonte riquíssima de nutrientes. Alguns dos benefícios desta bebida são: limpeza hepática, melhora da energia, da disposição, diurese e até o emagrecimento.

Aliás, para usar o smoothie detox como um aliado na perda de peso, prefira alimentos estimulantes, como pimenta, gengibre, limão, morango, chá-verde e canela.

Outro atrativo do smoothie detox é que ele permite várias combinações. Você pode misturar morango com acerola, limão com gengibre e laranja, iogurte com manga, melancia e hortelã, canela, água de coco e banana. Coloque a criatividade para funcionar e faça smoothies deliciosos, refrescantes e que não deixam a consciência pesada.

Veja 2 receitas fáceis de smoothie detox

 

O smoothie detox é super simples e fácil de fazer. O grande segredo é a escolha dos ingredientes, que devem ser sempre fresquinhos. Veja duas receitas que vão dar água na boca. Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador, juntos. Beba logo em seguida.

Smoothie detox potente

– 150 ml de chá verde gelado – você pode fazer em casa mesmo: para cada litro de água, use 4 saches de chá

– Suco de 1 limão

– 1 kiwi picado e sem casca

– Folhas de hortelã

– 1 pedaço pequeno de gengibre

– 1 colher de sopa de chia

– Gelo.

smoothie-detox

Smoothie detox de manga

 

– 2 colheres de sopa de óleo de coco

– 1/2 manga Palmer, a variedade mais comum no Brasil

– 1 colher de sopa de chia – deixe de molho por alguns minutos antes de usar

– 2 colheres de polpa de maracujá

– 1 copo de água de coco.

smoothie-detox

Por que beber um smoothie detox

 

O smoothie detox é ótimo para quem quer uma bebida que alimente e que tenha baixo teor calórico. Essa espécie de suco de frutas consistente surgiu na década de 1960, na Califórnia, nos Estados Unidos e virou febre. Por ser gelado e promover a saciedade, o smoothie caiu super bem com o clima e com o estilo de vida californiano – e também com o brasileiro, é claro.

Em outras partes do mundo, como Oriente Médio e países do Mediterrâneo, o smoothie recebe misturas mais inusitadas, como leite, chá, e iogurte. Que tal usar a criatividade e criar suas próprias receitas?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!